sábado, 30 de janeiro de 2010

Mistério revelado

Finalmente! Depois de uma longa semana, dou-lhes as respostas para sua pergunta: "que será que ela fez para o círculo de costura afinal?"

Aqui está:


Um paper piecing da Torre Eiffel!

Eu ia escolher tecidos completamente diferentes pra isso, mas minha querida professora me deu estes - ela não é um amor? É basicamente a mesma opção de cores que o livro que usei sugere, e eu pensei em mudá-las. Mas acho que acabou ficando muito bom usar cores lisas para a torre.

Então, seguindo as idéias do círculo de costura, começou mais ou menos assim: eu tentei reunir um grupo de garotas do trabalho para fazer parte do círculo. Sim, eu faço tudo pra trazer mais pessoas para nosso mundo craft. Nenhuma delas pareceu muito interessada, e quando a data chegou eu estava atolada de coisas para fazer no trabalho, e pessoas malvadas estavam por toda parte - então eu achei melhor não trazer ruína para mim mesma COSTURANDO DURANTE O ALMOÇO. Imagine que atrevimento ser feliz no escritório. Besteira.


O que me fez trabalhar até tarde e depois ir até meus materiais de costura por volta das 10 da noite de 13 de janeiro. E a idéia era usar o nome do blog como inspiração - "Estive pensando em você". E aí me veio a idéia: o paper piecing da Torre Eiffel! Eu estive em Paris no ano passado, e eu sempre amei aquela cidade, não sei por quê. Depois da viagem eu certamente sei o porquê - ela é linda, para dizer o mínimo. E desde então eu tenho imagens da cidade pipocando na minha mente do nada. Sempre me faz sorrir. Eu comprei o livro "365 Foundation Quilt Blocks" de Linda Causee um pouco antes de visitar Paris, e quando vi o bloco decidi que daria uma linda bolsa. Então lá fui eu começar meu projeto do círculo de costura!


Estava tarde e eu estava cansada, mas me senti tão bem de naquele momento fazer parte de algo assim. Eu sabia que alguém podia estar costurando um projeto ao mesmo tempo, e faz bem se sentir conectada a outros através de algo que amamos, não é?


Foi BASTANTE trabalhoso, tenha certeza.

Katherine pediu que déssemos algumas informações sobre o projeto, aí vai:
Espere, tem mais:


Sinta o que está ao seu redor: eu estava em casa, na minha sala de estar/jantar. A casa estava quieta, o marido estava ao computador, nos fundos do apartamento, era tarde da noite, então os ruídos tinham diminuído. Apenas eu e o aquário perto de mim, com um calmante som de água correndo.
OLHE
esquerda: a parede com um belo quadro de flores brancas numa janela.
direita: o corredor, com luz vindo do quarto onde meu marido estava usando o computador (aquela porcaria do Facebook Farm Ville...)
em frente: minha mesa de jantar - e na verdade a sala toda (o apartamento não é muito grande)
atrás: minha cozinha, com as luzes apagadas.
a seus pés: meu piso gostoso de madeira clara.
acima de sua cabeça: apenas meu teto, com luzes claras.
Feche seus olhos, que ODORES você sente? - Minha casa. E tecidos. Delícia.
Que SABORES você sente? - Nenhum, eu acho.
Feche os olhos, respire profundamente e OUÇA atentamente. - Tenho que admitir, eu realmente fiz o que a frase diz. Eu podia ouvir a água correndo no aquário, carros na rua, teclas de computador e mouse clicando, o lápis marcando o desenho e depois minha tesoura cortando o tecido do foundation.

Embora eu tenha o mau hábito de tentar coisas além das minhas habilidades atuais com DATA DE ENTREGA - não faça isso com você! - tenho que dizer: não importa quão difícil tenha sido esse foundation, estou muito feliz com o resultado. Agora tenho que escolher um tecido para fazer a bolsa e encontrar uma fonte de texto bonita para bordar "Paris" acima do foundation. E claro, vou tentar o bordado em alguma técnica que ainda não conheço. Mas não terei data de entrega dessa vez!

Obrigada, Katherine, pelo incentivo!

P.S.: Você gostou do projeto que escolhi? Desculpe torná-lo um mistério... afinal de contas, o post anterior estava cheio de dicas, não é?

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Movimento lento e constante

Esta semana foi mais uma com fortes elementos externos influenciando negativamente minhas atividades craft. Traduzindo: trabalhando demais para os outros, e quase nada de diversão. A primeira parte eu infelizmente só posso comentar na presença do meu advogado, mas a segunda posso falar à vontade.

Veja bem, não seria possível estar aqui escrevendo este post se eu não tivesse feito absolutamente nada craft esta semana. Simplesmente porque eu estaria tão fraca que não poderia usar o computador! (acredite, já aconteceu!) Falta de craft é a minha criptonita.

O que significa que - alegria! - temos coisas bonitas para mostrar! MAS... sinto fazer isso, não vou. Simplesmente porque tenho trabalhado toda noite no projeto do círculo de costura e só vou mostrar quando estiver pronto!! Por favor, não entre em pânico. Só posso dizer duas coisas:

1. eu tenho o péssimo hábito de escolher coisas muito além das minhas atuais habilidades;
2. apesar das (muitas) dificuldades, está ficando lindo! (modéstia à parte)

(estou usando muitos pontos de exclamação hoje!!!)

Para compensar o mistério, vou mostrar outras coisas - segure-se na cadeira! (outro ponto de exclamação?? o que está acontecendo??)



Graças ao Crafty Frugals, lembrei que culinária é um craft que experimento muito pouco - bem menos do que gostaria. Minha mãe é maravilhosa na cozinha (e, pensando bem, em crafts em geral - pense em metas inatingíveis). Eu, por outro lado, não tenho muito jeito - talvez se um dia eu tiver tempo para insistir nessa arte eu termine por despertar algum gene chef de cozinha e me descubra a próxima Jamie Oliver (eu jamais seria como a Nigella, lambendo os dedos e colheres e metendo-os novamente na panela. Imagine.). Esta foto eu tirei por puro orgulho: fiz tomates assados com recheio de ricota, milho e outras coisinhas. Eu achei ótimo. Ter sido a única a experimentar não influencia no resultado.



A foto não ficou boa, mas vejam a minha pequenina! Eu demorei muito tempo para escolher minha primeira máquina de costura, foram meses de pesquisa e acertos no orçamento - e depois uma longa temporada de convencimento do marido (nem queira saber o que ele disse da minha máquina). Esta história vale outro post, mas faz tanto tempo que não consigo brincar com ela que achei que ela merecia aparecer aqui no Jardim.

Sim, o projeto-secreto está sendo costurado à mão. Pare de perguntar, não vou dizer o que é.



Sabe o que são? Não, nada de pegador de panela. Vou decorar a cozinha com eles - na verdade, com um de cada vez. A tulipa foi o primeiro trabalho de Foundation (ou Paper piecing) que fiz. É uma técnica de patchwork, mas que utiliza uma base - o molde - onde se costuram os pequenos retalhos seguindo uma sequência pré-definida. Seguir a sequência garante um acabamento praticamente perfeito - não seguir simplesmente é o caos. Impossível. Descarte a possibilidade. Você nunca mais vai conseguir chegar ao fim.

Parece estranho, mas apesar de exigir uma boa dose de concentração, o Foundation é delicioso de fazer. Minha querida professora diz que a tulipa define logo de cara se a pessoa é do tipo Foundation ou não - será que posso dizer que existem pessoas Foundation e não-Foundation? Hmm. Já disse. Mas enfim, parece que muita gente desiste logo de cara. Eu ADOREI. Tanto que logo em seguida fiz a casinha - que eu disse que é de passarinho (porque é o que está escrito no molde), e meu pai teima que estaria errado. Casas de passarinho têm a entrada (a parte vermelha) EMBAIXO. Isso porque ele não consegue ver o que são os desenhos que faço em ponto cruz (o presépio foi o primeiro que ele enxergou!). Vá entender.

Estes dois "quadrinhos" ainda precisam de um lugar para serem pendurados. Minha mãe me deu algo que pode servir - mas precisa de um pouco de trabalho antes de ser usado. Ou, seja, anote aí: eles são WIPs.

sábado, 16 de janeiro de 2010

UFOs, WIPs e uma semana sem posts

Esta semana foi im-pos-sí-vel. Pela atividade aqui no blog, você provavelmente já imaginava que eu tinha desistido, não é? Claro que não!

Apesar da loucura no trabalho, que me fez trabalhar até tarde todos esses dias, consegui fazer alguma coisa andar. Veja que coisa i-na-cre-di-tá-vel!!!

1. consegui fazer DUAS - isso mesmo, D-U-A-S! - carreiras de tricô;
2. participei do círculo de costura.

As duas carreiras de tricô - vejam só - foram feitas em DIAS DIFERENTES. Acho que não preciso explicar como estava difícil fazer qualquer coisa, certo?

Quanto ao círculo de costura, eu tinha planejado tudo com algumas garotas do trabalho: fiz o que pude para convencê-las a participar (elas não estavam nada animadas), disse que levaria os projetos mais simples do mundo e até os materiais. No fim das contas, almoçando em meia hora para economizar tempo e depois trabalhando até tarde, acabei desistindo de insistir com elas. Comecei meu projetinho de costura no dia certo, às 10 horas da noite. Parei às 11, por cansaço absoluto. Mas me senti feliz enquanto costurava, sabendo que mantive meu compromisso com todas as que participaram do círculo naquele dia. Fazer parte de algo assim faz bem à alma. :)

Tudo isso me fez pensar em duas coisas, que vêm em siglas em inglês: UFOs e WIPs.

UFO é a sigla para UnFinished project - até a sigla precisou de criatividade para ser inventada, porque, como você vê, não bate com o termo! Enfim, significa Projeto Inacabado, algo que, pelo que leio, vejo e... bem, faço, é absolutamente comum. Se você faz algum trabalho manual, com certeza já teve pelo menos um projeto que começou e não terminou.

Isso não significa que você nunca mais voltará ao seu UFO. Pode ser que você não tenha gostado das cores que escolheu, ou que o projeto seja difícil de executar, ou simplesmente falta de tempo. Mas a questão é que eles parecem nos assombrar às vezes, especialmente se acabaram no fundo de algum armário e damos de cara com ele quando estamos procurando outra coisa. Pode até bater uma certa culpa.

Já os WIPs são os Work-In-Progress - ou trabalhos em andamento. Veja que essa sigla bate certinho, o que mostra uma energia bem diferente, não é mesmo? Estes são aqueles projetos que nos empolgam, que queremos ver terminados, e que geralmente têm uma motivação a mais - por exemplo, um presente que queremos dar. Lembram do porta-livro? Eu já tinha pensado em fazê-lo quando comprei o livro para dar de presente, mas só fui realmente começar quando minha amiga S. confirmou a visita.

Pensando nisso tudo, concluí que tenho, sim, uma boa lista de UFOs - mas vou fazer todo o possível para que eles não sejam esquecidos, e portanto serão na verdade WIPs! Apesar das dificuldades no trabalho, pequenos passos foram dados, e acho que, no fim das contas, é isso que importa. Sempre lembro da frase com que a Brye Lynn, do Sew ~ Stich ~ Create, termina seu podcast: "Faça craft todos os dias e crie algo bonito". É o que tento fazer!

E, para provar que este blog é um WIP e não um UFO, ele agora está cadastrado no Technorati e BlogBlogs - os códigos abaixo são para as ferramentas deles identificarem o Jardim!

Technorati claim code: G4G5C49VCCMY

Código do BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Projetos pequenos, satisfação garantida

Eu gosto de projetos pequenos. Os projetos grandes, como o presépio, são muito gostosos de fazer, às vezes nos desafiam - seja para aprender uma nova técnica ou por alguma dificuldade que somente passando por ela chegaremos ao resultado desejado.

Projetos pequenos, por sua vez, têm outras características muito atraentes: além de serem rápidos, em geral não exigem habilidades muito avançadas, e trazem consigo a satisfação de ver algo pronto. Logo. "Já posso usar".




O chaveiro da foto eu fiz no ano passado. O projeto veio do CraftStylish, e participei de um sorteio do Superziper com ele - claro que, sendo um sorteio, não importava o nível de dificuldade. Ele ficou pronto em umas duas horas, no máximo. Na época, eu ainda fazia o ponto caseado sem ir até a borda, mas também deixei dessa bobagem há pouco tempo, não é? ;-)

Eu sempre tenho vários projetos em andamento, e pelas conversas que tenho com outras pessoas que gostam de trabalhos manuais e pelas listas de discussão, blogs e sites que acompanho, sei que isso é bastante normal (para o desespero de muitos maridos, diga-se - homens geralmente não compreendem a necessidade que temos de materiais variados e até técnicas diferentes para dias diferentes). Entre esses projetos, não há projetos pequenos - simplesmente porque eles são tão rápidos que não há tempo para entrarem na fila! Eles simplesmente começam e terminam!

Quando você começar algum projeto mais ambicioso ou detalhado, pare de vez em quando para fazer um projeto pequeno. A satisfação de vê-lo concluído com certeza lhe dará ânimo para enfrentar mais uma série de seções com seus outros projetos em andamento.

Uma última observação: o outro chaveiro, que acompanhava o coelhinho que fiz, já se quebrou há muito tempo. Mais uma prova de que o que é feito à mão é muito melhor.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Os 100 melhores tutoriais de 2009



Rever o que já passou é um bom modo de se começar o ano, não é? O site The Long Thread parece concordar, porque fez um apanhado do que considera os 100 melhores tutoriais de 2009. Os links estão agrupados em categorias, como bolsas, roupas e acessórios, brinquedos, decoração e uma seção para festas como o Natal.

Confira aqui - encontrei via Craft Daily.

Nesse ano, não há desculpas para não fazer coisas bonitas.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Passo-a-passo: porta-livro

Hoje ensino vocês a fazer um porta-livro!



Cá entre nós, é tão fácil que quase não merecia um passo-a-passo. Quase. Como contei antes, eu fiz esse projetinho muito rápido, para embrulhar um livro que eu ia dar de presente. Porque nós não gostamos de coisas descartáveis, não é mesmo? De jeito nenhum! Então vamos fazer o embrulho:



Comece medindo o objeto em questão - no caso, um livro. Você só vai precisar colocar um pouco de margem, pois estamos fazendo um envelope que precisa ter um pouco de profundidade.

Lista de materiais:
  • Feltro com aproximadamente 3 vezes a altura do livro
  • Pedaços de feltro verde, se quiser decorar com folhas, como eu fiz
  • Enchimento de silicone, também para as folhas
  • Linha para bordar (eu usei verde para as bordas e marrom para as folhas)
Corte um retângulo com mais ou menos 3 vezes a altura do livro, e 2 cm a mais na largura. Caso o livro seja muito grosso, aumente a largura de acordo. Um jeito fácil de saber a medida é embrulhar o livro com o feltro, como se fosse usá-lo como papel de presente. Bastante intuitivo mesmo.

Acerte a altura da aba do envelope como preferir e... borde as bordas! Sim, simples assim! Eu usei o ponto caseado (ou ponto de casear), e preciso confessar que ele ficou melhor no final - eu não estava indo até o lado de fora para fechá-lo, e é justamente assim que ele fica mais bonito! Não sei se vocês vão conseguir entender o que estou dizendo, talvez nem seja possível ver esse detalhe (não faz mal, ninguém precisa reparar nos defeitinhos, certo?).




Para os detalhes das folhas, eu fiz o desenho num pedaço de papel, à mão livre, e depois coloquei sobre o feltro para recortar. Fiz o detalhe no centro com ponto atrás, e contornei as folhas no lugar com caseado de novo - deixando uma abertura para colocar o enchimento antes de terminar:



É isso! Rápido e simples, perfeito para substituir embalagens de presente, e com certeza causará um impacto maior em quem recebe, pois mostra o quanto você se importa!

Se você não sabe como fazer os pontos caseado e atrás, há muitas fontes disponíveis: vídeos no Needle'nThread e gráficos no glossário ilustrado da Méri - que ainda ajuda no caso de você precisar procurar os vídeos e outras fontes em inglês ou outro idioma. Recomendo os dois!

Você pode variar esta idéia básica de várias formas: usar outro tipo de tecido (mas o feltro tem a vantagem de não desfiar), fazer os detalhes com outras formas (flores, círculos, qualquer coisa), colocar algum tipo de fecho, como botões ou mesmo velcro, e, claro, embrulhar outras coisas além de livros.

Caso você tenha alguma dúvida, fique à vontade para colocar perguntas nos comentários ou enviar um email pra mim. Se usar esta idéia para fazer alguma coisa, não deixe de me mandar fotos!