quarta-feira, 28 de abril de 2010

Desafio mesmo é terminar essas coisas...

Lembram-se do círculo de costura? Foi muito divertido, mas até agora o projeto ficou nisso aqui:


Como eu disse, queria aplicar a torre em uma bolsa. Tinha pensado em fazê-la em tecido listrado de cinza e branco, o que destacaria bastante o foundation. Também queria bordar "Paris" acima dela, até já tenho algumas miçangas por aqui...

O que falta terminar: fazer a tal bolsa!

Por que não consigo terminar: não há nenhum tecido listrado de cinza e branco por aqui. Isso só pode significar uma coisa: compras! Ah, hobbies realmente consomem dinheiro...

O que posso fazer para terminar: Tentar outro tecido para a bolsa. Tenho bastante tecido preto, se eu fizer uma moldura de outra cor, talvez usando os restos dos tecidos cinza que usei para a torre... preciso pensar mais sobre esse. Ou simplesmente comprar o tal tecido. Veremos.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Muitos erros juntos

Aí vai mais um WIP: minha bolsa feita no tear tricô.


Eu comecei a fazer essa bolsa justamente porque queria começar um projeto que eu tinha CERTEZA que terminaria rápido. Ah, a ironia... O primeiro erro foi usar lã preta. Eu lacrimejava o tempo todo, porque não conseguia ver direito o que fazia. Aí peguei o fio cor de rosa para usar junto, o que melhorou bastante. Depois de algumas carreiras (veja o lado direito do pedaço pronto) resolvi tentar um ponto novo. Ah, a liberdade é uma delícia! Como é pra mim, não importa, certo?

O que falta terminar: a segunda parte da bolsa. E provavelmente um forro.

Por que não consigo terminar: a parte do tear não é problema. Mas vou ter que comprar alças para a bolsa - e decidi que quero alças de falso couro, cor de rosas. Ou seja, mais pacotes chegando pelo correio. Não que eu não goste deles, mas... dinheiro não cai do céu, não é?

O que posso fazer para terminar: comprar as alças, com certeza. E provavelmente um tecido para o forro - que tal cetim rosa? Ah, sim, claro! Terminar a parte do tear também, certo?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Prova de existência de UFOs

É isso mesmo que você leu: UFOs existem! Claro que do tipo craft, os famigerados UnFinished Objects (eu achava que era prOjects... tsc tsc). Esse é um dos mais antigos que tenho - e me assombram:


Você consegue ver as partes de uma casinha aparecendo? Pois bem, comecei esse projeto há ANOS! Nem sei quantos, mas sei que ainda morava com meus pais. Hmmm não... ah, não me lembro! Imagine só!

Bem, eu comecei seguindo o projeto de uma revista (que nem existe mais, ah meu Deus!). Foi a primeira vez que vi o "ponto-cruz em 3D". Depois descobri que há livros com vilas inteiras de casinhas bordadas. Não seria simplesmente adorável?

O que falta terminar: várias partes. Uma igual à que aparece mais embaixo na foto, que seria o lado oposto da casinha, o telhado... hmm o que será aquele outro pedaço ali no canto? Ai ai...

Por que não consigo terminar: o original da revista foi bordado com mais fios na agulha (6, em vez dos 2 que utilizei), pois a tela é muito mais espaçada. O problema desse projeto é a tela: os furos são tão pequenos que a agulha chega a machucar os dedos por causa da dificuldade de passar. Até estraga a linha, que precisa então ser bem curta, e faz o trabalho ser mais lento ainda.

O que posso fazer para terminar: tentar uma agulha mais fina. Comprei um kit com agulhas de vários tipos, talvez tenha alguma bem fina por lá que facilite o trabalho.

domingo, 25 de abril de 2010

Pausa nos WIPs

Calma, calma! Eu não estou adiando meus WIPs sem fim!

Queria apenas compartilhar um passeio que fiz recentemente: fui à Feira de Patchwork! Cheguei no fim do último dia, e devo dizer que foi uma ótima idéia. Alguns estandes tinham promoções de fim de evento, não havia muita gente, e consegui ver tudo com calma.

O que mais gosto nestas feiras, admito, é poder comprar tecidos em kits, o que facilita muito pra mim. Fico olhando para os kits e pensando que "este daria uma bela bolsa", "este ficaria bom num foundation", "este seria um belo crazy". Mas também é muito legal ver o que os profissionais inventam, sempre há novas idéias para se inspirar.

Dito isso, apresento a vocês minha nova aquisição:


Ela não é uma graça? Eu vi essa ovelhinha no estande da loja Semeart e me apaixonei imediatamente. Infelizmente a loja não tinha o projeto para vender - pelo que conversei com a dona, está difícil acompanhar os pedidos! Acho que não fui a única que perguntou sobre a ovelhinha, pela reação das vendedoras, mas eu não podia deixar a oportunidade passar. Por isso, depois de visitar o resto da feira, voltei lá e comprei a última ovelhinha. Vinte minutos antes havia pelo menos meia dúzia, então acho que ela pode ser considerada um sucesso.

Eu espero que a loja não se importe, mas acabei comprando também tecidos para tentar reproduzir a ovelhinha - quem não gostaria de ganhar uma de presente? Eu simplesmente preciso fazer ovelhinhas como essa!


Vou poder fazer um rebanho inteiro com isso!

O resto das compras está aqui:


Um gabarito da Clover para fazer fuxicos em forma de flor, o projeto da Amy Butler para a bolsa Sophia (que eu procuro há mais de um ano!), três kits da Escola de Bordado Lee Albrecht (um ponto cruz, um hardanger e um blackwork), um tecido com ursos natalinos para usar no Natal, um tecido com quadros de pássaros (lindos!), um tecido com grandes flores e um kit de tecidos em tons de terra (alguém aí viu a bolsa que eles vão virar?).

Ufa.

Sim, isso tudo fará parte da lista de WIPs em breve. Mas não posso perder oportunidades como essa, imagine quanto economizei em frete comprando tudo isso na feira? E a melhor parte: no mês que vem tem outra! :-)

Até lá, continuem com os WIPs e mais imagens da minha nova mascote:

 

Dessa vez, a culpa não é minha


Eu tenho uma amiga muito querida que conheci na academia. Desde então, o treino nunca mais foi o mesmo - e nossa fama por lá é que mais falamos do que nos exercitamos. A despeito disso, descobri que essa minha querida amiga, S., também secretamente gosta de tricô! Ela costuma dizer que somos muito parecidas, e acho que somos mesmo! :)

O problema é que, apesar de a avó dela ter sido famosa no meio tricoteiro e ter sido dona de uma loja de armarinhos onde dava aulas de tricô, S. não sabia fazer nada além do ponto tricô. E só havia se aventurado com cachecóis. Um desperdício!

Foi aí que ela teve a idéia de fazer um bolero, e eu disse que faria junto - assim eu ia aprendendo com minha mãe e minha amiga L., e aí ensinava pra ela.

Eu lhes apresento o bolero:


Logicamente esta é a foto da receita. Minha amiga começou a fazer antes de mim, desmanchou inúmeras vezes e já terminou a parte das costas. Com certeza também já deve ter desmanchado e terminado as mangas mais algumas vezes. O meu bolero, no entanto, continuava pequenino. Algumas semanas depois, S. desistiu de fazer o bolero - ela mesma já estava cansada de desmanchar e refazer, até que sua mãe se irritou tanto com aquilo que desmanchou tudo de vez! Parece que a pobrezinha da minha amiga não tinha muito incentivo pra fazer o bolero, mas acho que no fim das contas sua mãe percebeu que ela queria mesmo aprender, e por isso resolveu ensiná-la. Agora as duas estão fazendo gorros e sapatos para doar a idosos, não é legal?

E depois de tudo isso, meu bolero cresceu:



Estou muito orgulhosa de mim mesma, tenho aprendido muito com o bolero! Aumentos, diminuições, e até a ajustar a receita ao meu próprio corpo - quem diria, hein? No fim, minha versão está saindo tão diferente do original que nem me importo mais em alterar a receita. EZ teria orgulho de mim, não é? ;-)

S. tinha me dado lição de casa, fazer ao menos 4 carreiras por dia. Eu estava tentando! Mas depois que o bolero finalmente embalou, só tenho encontrado tempo pra ele. Acho que vai ser o primeiro a sair da lista de WIPs.

O que falta terminar: Mangas e frente.

Por que não consigo terminar: eu precisei montar 80 pontos, o que pra mim é bastante, e por isso demorava pra fazer uma carreira. Mas é o projeto em que mais tenho trabalhado, então tenho grandes expectativas.

O que posso fazer para terminar: fazer a lição de casa. :) E aproveitar os fins de semana. Quem sabe levar para o trabalho para fazer no almoço? De qualquer forma, como tenho o incentivo da S., está caminhando bem.

Alguém me segure, por favor!

No começo de fevereiro, se não me engano, as meninas do grupo Crazy Knitting Ladies resolveram entrar numa versão regional do desafio do Ravelry de fazer 10 cachecóis em 2010. Parecia tão fácil! E eu simplesmente A-DO-RO fazer parte de projetos assim, em que várias pessoas fazem o mesmo projeto ao mesmo tempo.

Minha sugestão para o desafio foi o Drift Scarf da Betz White - a história é adorável, leia no blog dela! O primeiro cachecol deveria ficar pronto no fim de março, e resolvi começar por ele.

Comprei o fio Sedificada, da Pingouin - ai, ele é tão macio! Também comprei agulhas de bambu, para experimentar. Detestei as agulhas (o fio não desliza por elas), mas adorei o fio!


O que falta terminar: praticamente tudo, devo ter feito umas quatro carreiras, apenas. Betz teve a sorte de usar um fio grosso e uma agulha enorme - mas quem disse que é possível encontrar fios assim por aqui? Por isso precisei fazer o dobro de pontos que o original, o que consome bem mais tempo.

Por que não consigo terminar: acho que não terei problemas com esse projeto, apesar do ponto diferente que terei que fazer daqui algumas carreiras. É questão de fazer mesmo.

O que posso fazer para terminar: como eu disse, priorizar. É só pegar e fazer.

Preciso parar com essa mania de começar coisas novas. Elas estão se empilhando pela casa... Ainda bem que consegui me segurar e não entrei em um SAL (stitch-a-long, "borde-junto"), mas foi difícil: veja o que a Elena, do Coeur de Freesia, está fazendo. Não é legal?

Bem, no fim das contas eu já desisti do desafio. Com minha lista de WIPs, não há a menor chance de eu conseguir fazer 10 cachecóis nesse ano. E não vamos esquecer que estou no projeto A Make a Month... (só eu virei os olhos agora? Eu não tenho jeito mesmo.)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Natal o ano todo

Começando a série de posts sobre WIPs, eis que lhes dou um velho conhecido: o presépio em ponto cruz!


Como vocês podem ver, ele continua praticamente como antes.

O que falta terminar: nesta parte, falta o céu, as estrelas, e os contornos. E depois mais duas partes, uma do mesmo tamanho, outra o DOBRO dela.

Por que não consigo terminar: consome tempo demais! Desde que comecei a bordar o céu, percebi que por mais horas que passe bordando, apenas um pedacinho dele é terminado.

O que posso fazer para terminar: acho que esse aqui não tem jeito. Tenho que pegar um dia por semana só pra ele, não vejo outra forma de fazê-lo caminhar. Já duvido que estará pronto até o próximo Natal, e isso simplesmente acaba comigo!