segunda-feira, 30 de agosto de 2010

KAL Projeto Misterioso

Há uma semana, quando voltei de viagem, comecei a participar do KAL - "knit-a-long", ou Projeto para Tricotar Junto - do grupo de tricô Crazy Knitting Ladies.

O projeto começou há 4 sábados, e só sabemos que será uma blusa tamanho grande (48 aqui no Brasil). Como eu uso 40 ou 42 (tamanho médio), e já tinha bastante fio comprado esperando pra ser usado, não ia participar. Mas conforme o tempo foi passando, e a data de início se aproximando, não consegui me segurar. Por isso, corri novamente pra minha mestre tricoteira (minha mãe) e comecei a pensar com ela como eu poderia participar, sem gastar muito.

Eu estava visitando a mestra quando a primeira parte do projeto foi publicada (serão 10 partes, uma por semana). Aí comecei a fazer amostras com fios que minha mãe já tinha, e com as agulhas dela. Cheguei na combinação do fio Cristal, que ela usa para tricotar a máquina, e agulhas 4,5 mm. O problema foi que, lendo a receita, parece que não dá pra fazer sem usar agulhas circulares - que era o que nos faltava para poder começar.

Na semana seguinte, eu corri atrás da minha viagem de férias - foi tudo de última hora, infelizmente, mas acabou dando certo. Então não consegui comprar as agulhas! Decidi fazer o pedido pela internet, pois assim elas estariam aqui quando eu voltasse.

E foi o que aconteceu! Meu marido pediu pra que eu não levasse tricô na viagem - o que me deu uma certa ansiedade nos primeiros dias, mas consegui terminar um livro que estava lendo há bastante tempo. Então acabou sendo boa a pausa nos crafts. :)

Na sexta passada eu terminei de tricotar a primeira parte do projeto, e no sábado foi liberada a quarta parte da receita. Veja o resultado até agora:


As agulhas são da Aslan. Foi a primeira vez que usei agulhas circulares, e achei normal. Só que eu achava que eram agulhas de metal (no site diz que são de alumínio), mas são encapadas com plástico. A boa notícia é que o fio desliza bem nelas, então não liguei muito. Só não entrei em contato com a loja porque o pacote ficou aqui me esperando alguns dias. O único problema que tenho com as circulares é que os fios enrolam demais, e às vezes atrapalham. Será que acontece com qualquer circular?

Para terminar, quando fui visitar minha mãe novamente, ela tinha um presente pra mim: pediu para uma amiga, que foi para a Alemanha visitar a filha, trazer duas agulhas Kollage pra gente! Estou louca para experimentar!


Eu trouxe a de 6mm e minha mãe vai testar a outra - tamanho 5, se não me engano. Há anos minha mãe não tricotava à mão, e agora ela se animou de novo - até já pegou uma de suas antigas revistas para testar pontos, não é legal? :)

E se você quiser participar do Projeto Misterioso, vá até o site www.tricoteiras.com ou procure o projeto no Ravelry. É diversão garantida.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Há muito, muito tempo... (de novo?!)

... aconteceram tantas coisas!

Por exemplo, agora tenho muito tempo para fazer arte - mas não tenho dinheiro. Engraçado, porque quando temos um emprego é exatamente o contrário, não é?

Durante minha ausência aqui no blog eu fiz bastante coisa. O Drift Scarf já cresceu bastante, mas ainda há um bom caminho a tricotar... continuo bordando a primeira cena do presépio... e consegui começar e terminar uma luva sem dedos! Também fiz uma capa para o novo notebook da casa, vou escrever um passo-a-passo sobre ela.

Hoje, entretanto, escrevo para comentar um caso que chegou a mim ontem. Minha amiga Méri me procurou porque fotos dos lindos trabalhos da Karen Ruane estão sendo usados em um blog aqui do Brasil, num slide show na lateral do site, sem os devidos créditos à artista.

Pelo que conheço da internet daqui, muita gente cria blogs sem atualizações, para servir apenas como vitrine - um site gratuito. Parece ser o caso, e acho que inclusive a proprietária do blog não é a mesma pessoa que o criou. Há um endereço de e-mail e dois números de telefone do Rio de Janeiro lá, mas a pessoa não respondeu as mensagens de Méri nem de Karen, e Karen chegou até a mandar uma mensagem para o número do celular, sem resposta.

No blog de Karen, ela parece estar muito chateada com o que está acontecendo. Não é pra menos, certo? É o lindo trabalho dela que está lá, com imagens tiradas do Flickr, e a qualidade dos bordados da Karen é inquestionavelmente muito maior do que os que estão no tal site. Navegue um pouco pelo blog dela e você verá o que quero dizer, tudo é de muito bom gosto e bonito. O site que está usando as imagens dela, no entanto, não mostra nada de mais.

Eu sei que essas coisas acontecem o tempo todo, mas nem por isso devemos ignorar. Trabalhos originais devem ser creditados aos artistas responsáveis, mesmo que eles não tenham interesse em ganhar dinheiro com isso. Lendo os comentários no blog da Karen, uma sugestão me parece a mais simples: colocar o nome dela na imagem. Dará um pouco de trabalho, mas acho que, na falta de uma resposta da pessoa que está usando as imagens sem autorização, resolveria o problema - e, quem sabe, evitaria que acontecesse de novo.

A única coisa que não pode acontecer é pessoas talentosas como a Karen desistirem de nos mostrar as coisas lindas que fazem, não é?