quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bordados para o Natal

Se você é como eu e assina várias newsletters sobre os assuntos que gosta - e aqui estamos nos referindo a trabalhos manuais -, já deve ter visto essa matéria em vários lugares. Mas ela é tão simples e bonita, que acho que vale a pena mostrar aqui.



Os desenhos são de Noelle Corcoran, e ela disponibilizou os gráficos para bordado no blog da Craft. São simples e podem ser um ótimo presente, não é? Imagine ganhar guardanapos bordados assim! O passarinho, inclusive, pode ser usado sem relação com o Natal. Você pode também usar o mesmo motivo com vários pontos diferentes, preenchendo ou não os desenhos. Dá pra fazer um jogo inteiro para sua mesa, com toalhas, guardanapos... Aproveite! :)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Drift Scarf: como fazer

Como prometido, hoje mostro a vocês como fazer o ponto do Drift Scarf. Preciso dizer que é muito fácil, e se você conseguir lã ou outro fio bem grosso, como no projeto original da Betz White, é bem rápido de fazer.

Encontrei as fotos que tirei logo no começo, o que vai facilitar minha vida! ;-)

A receita é bem simples: monte um número de pontos suficiente para fazer ponto barra 6x6, de forma a começar com ponto meia e terminar com ponto tricô. No meu caso, são 8 vezes 6, totalizando 48 pontos. Depois, faça 10 carreiras em ponto barra 6x6 - 6 pontos meia, 6 pontos tricô. No avesso, acompanhe os pontos (faça tricô sobre tricô, meia sobre meia).

Na 11a. carreira começa o motivo do cachecol: no início da sua agulha esquerda você terá seis pontos meia. Conte 6 carreiras no avesso:


Veja de outro ângulo:


Agora, nesta 6a. carreira, pegue alguns pontos (para manter o motivo uniforme, eu sempre pego o primeiro, terceiro e quarto pontos no avesso):


Eu acho mais prático usar uma agulha de duas pontas, que eu já tinha por causa do jogo de 5 agulhas que usei para as meias. Ela é pequena e cabe no bolso da minha bolsa das Tricoteiras, mas se você quiser pode usar qualquer outra agulha - tente apenas usar uma com numeração menor do que a que você estiver usando para fazer o cachecol, para não marcar muito o lugar. Depois de pegar os pontos, é só tricotar normalmente, mas pegando também os pontos da agulha menor quando for fazer os três primeiros pontos em meia:


Os três demais pontos são tricotados normalmente, bem como os 6 pontos seguintes, em tricô. Faça o mesmo procedimento de pegar pontos 6 carreiras abaixo toda vez que for fazer os pontos em meia.

Depois que você terminar esta carreira, faça outras 10 como no início do cachecol, fazendo o ponto que expliquei até que esteja longo o suficiente para você.

Uma grande vantagem desta receita é que o cachecol não tem avesso - o que o deixa muito charmoso!

Lado direito Lado avesso

Como eu disse, a receita original usa fio e agulhas bem mais grossas, mas difíceis de se encontrar num país tropical como o Brasil - por isso estou usando o Sedificada, que é um fio bem macio e relativamente grosso.

Se você se animar a fazer um Drift Scarf também, não deixe de me contar! ;-)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Promoção: The Book Depository

Eu não sei onde foram parar as fotos que mostram como fazer o ponto do meu Drift Scarf, então hoje falarei de outra coisa! :)

Recentemente, comprei alguns livros no site The Book Depository, seguindo recomendações da Méri. Na verdade, eu tomei um grande susto, pois a loja enviou meus livros separadamente, um pacote pra cada um, e o último a ser enviado chegou primeiro. Entrei em contato com o site, que pediu que eu verificasse com o correio local para saber se os outros pacotes não estavam lá - mas livros não ficam presos no correio por aqui, apenas pacotes que contêm itens passíveis de impostos. No fim das contas, como já fazia muito tempo que eu estava esperando os livros, a loja me reembolsou o valor dos itens que eu não havia recebido.

Para minha vergonha, dois livros chegaram no dia seguinte.

Pela lista de tricô, fiquei sabendo que várias pessoas estão tendo problemas com o correio ultimamente. Acho que o volume de encomendas no fim do ano é maior, o que pode gerar atrasos nas entregas, mas também penso que há alguns problemas internos lá: um dos meus pacotes veio com um buraco, como se alguém quisesse saber o que havia dentro.

Entrei em contato novamente com o Book Depository, e eles gentilmente disseram que eu podia ficar com os livros e o reembolso. O último pacote chegou dias depois.

Por tudo isso, acho que The Book Depository é uma ótima opção para quem quer comprar apenas alguns livros - pois o frete é gratuito para o mundo todo! E o atendimento deles, fazendo jus à fama das lojas britânicas, foi excelente.

E aproveitando a história, a loja está dando de presente um kit craft! Veja mais informações aqui. É um belíssimo presente, e você pode participar até o dia 7 de janeiro. Quem sabe você não será o feliz ganhador? ;-)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

WIP: Drift Scarf

Hoje vou mostrar a quantas anda meu Drift Scarf. Vejam como ele estava em 6 de outubro (quase dois meses atrás):


E agora, depois de algum trabalho, está assim:



Estou no segundo novelo agora, e provavelmente precisarei ir até o fim dele para o tamanho certo. Talvez até inicie um terceiro! O cachecol agora está com 70 cm. Vai ficar bem quentinho! :)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Chega de janelas quebradas!

Outro dia, resolvi ouvir todos os podcasts de Sew ~ Stitch ~ Create que estavam faltando. Em um deles, Brye Lynn nos conta sobre uma ideia muito interessante: WIPs são como janelas quebradas.

Ela usou a ideia do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, sobre janelas quebradas: dizia ele que, se você tem um prédio abandonado e não conserta suas janelas quebradas assim que elas aparecerem, dali a algum tempo haverá mais vandalismo no prédio - e ele será usado como ponto de encontro de usuários de drogas, depois para tráfico, e assim por diante. Ou seja, o que começou como um problema pequeno torna-se algo difícil de controlar.

(Acho essa noção absolutamente perfeita, especialmente quando penso em todas as pequeninas coisas que vamos deixando para arrumar em casa, e quando percebemos tudo precisa de reparos.)

Pois a Brye Lynn, pensando dessa forma, chegou à conclusão de que nossos WIPs seguem a mesma regra: você começa um projeto, aí se encanta com uma nova técnica e começa a usá-la em outro projeto, aí vai na loja e compra uns tecidos pra fazer outra coisa, depois se cansa do que está fazendo e começa outra coisa...

Eu achei a ideia BRILHANTE! E, pior, percebi que tenho o péssimo hábito de criar "janelas quebradas" em absolutamente tudo na minha vida! É só vocês repararem que eu estava escrevendo diariamente e de repente fiquei semanas sem escrever aqui. Estou lendo um livro (ótimo, por sinal) há uns 2 anos, e ele nem é meu, peguei emprestado! Ao mesmo tempo, tenho pelo menos outros dois livros começados, e minha lista de WIPs, como vocês já sabem, é bem grande.

E com isso, surgiu o plano de ação "Chega de janelas quebradas!". Sempre que tenho tempo para ler um livro, vou sempre àquele que precisa ser devolvido a seu dono. Depois dele, preciso pegar um dos outros que já foi começado! E quanto aos WIPs...

Na verdade, tenho um bom motivo para não ter escrito aqui nos últimos tempos: eu estava terminando um projeto para um livro! Sim, isso mesmo! Umas meninas malucas me convidaram para participar de um livro com elas, e para isso eu precisava criar uma receita de tricô - o que prova que elas realmente são malucas, porque eu sou muito iniciante em tricô! Mas como eu ia dizendo, elas me convidaram e eu aceitei - por isso, quando estava chegando o prazo final para entrega do texto precisei usar todo o tempo livre para esse compromisso! Agora que consegui terminar, posso voltar a fazer meus projetos... e como a ideia é voltar aos WIPs antes que eles se tornem UFOs, estou trabalhando apenas no Drift Scarf.

Creio que, como para tudo na vida, este plano dará certo enquanto eu for disciplinada o suficiente para colocá-lo em prática. Às vezes é difícil, eu admito - dá vontade de pegar algo novo. Mas como eu mesma fiz a regra, ela tem exceções: estou precisando de algumas coisas que pretendo fazer eu mesma, costurando. Nesses casos, como geralmente são coisas que começo e termino no mesmo dia, não estarei quebrando novas janelas!

Deseje-me sorte! ;-)