Encontrei as fotos que tirei logo no começo, o que vai facilitar minha vida! ;-)
A receita é bem simples: monte um número de pontos suficiente para fazer ponto barra 6x6, de forma a começar com ponto meia e terminar com ponto tricô. No meu caso, são 8 vezes 6, totalizando 48 pontos. Depois, faça 10 carreiras em ponto barra 6x6 - 6 pontos meia, 6 pontos tricô. No avesso, acompanhe os pontos (faça tricô sobre tricô, meia sobre meia).
Na 11a. carreira começa o motivo do cachecol: no início da sua agulha esquerda você terá seis pontos meia. Conte 6 carreiras no avesso:
Veja de outro ângulo:
Agora, nesta 6a. carreira, pegue alguns pontos (para manter o motivo uniforme, eu sempre pego o primeiro, terceiro e quarto pontos no avesso):
Eu acho mais prático usar uma agulha de duas pontas, que eu já tinha por causa do jogo de 5 agulhas que usei para as meias. Ela é pequena e cabe no bolso da minha bolsa das Tricoteiras, mas se você quiser pode usar qualquer outra agulha - tente apenas usar uma com numeração menor do que a que você estiver usando para fazer o cachecol, para não marcar muito o lugar. Depois de pegar os pontos, é só tricotar normalmente, mas pegando também os pontos da agulha menor quando for fazer os três primeiros pontos em meia:
Os três demais pontos são tricotados normalmente, bem como os 6 pontos seguintes, em tricô. Faça o mesmo procedimento de pegar pontos 6 carreiras abaixo toda vez que for fazer os pontos em meia.
Depois que você terminar esta carreira, faça outras 10 como no início do cachecol, fazendo o ponto que expliquei até que esteja longo o suficiente para você.
Uma grande vantagem desta receita é que o cachecol não tem avesso - o que o deixa muito charmoso!
Lado direito | Lado avesso |
Como eu disse, a receita original usa fio e agulhas bem mais grossas, mas difíceis de se encontrar num país tropical como o Brasil - por isso estou usando o Sedificada, que é um fio bem macio e relativamente grosso.
Se você se animar a fazer um Drift Scarf também, não deixe de me contar! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário