Antes de tudo, lembrem-se que eu o fiz alguns dias antes de viajar, e estava com MUITA vontade de fazer alguma coisa na minha máquina de costura. Por isso, o barato era fazer, e não me preocupar se estava perfeito. Junte a isso o fato de eu só ter feito uma bolsa com a minha máquina antes desse projeto, e imagine minha habilidade com ela...
O projeto começou no papel, claro, mas fui acrescentando coisas pelo caminho. Não repare nas costuras tortas, por favor, e vamos em frente!
O desenho que fiz antes de começar a cortar tecidos ficou mais ou menos assim:
Eu medi meu passaporte (que tem 9 x 13 cm), e então acrescentei alguns centímetros em volta. Também queria fazer bolsos em que pudesse guardar cartões de crédito, e acabei colocando mais um bolso atrás do que guardaria o passaporte. Idéia pronta, mãos à obra!
Não esqueça de aumentar as medidas abaixo, para ter margens de costura. 0,5 cm de cada lado geralmente são suficientes.
Corte o tecido liso:
- uma parte de 10 x 11, para o bolso do passaporte
- uma parte de 16 x 11, para o bolso atrás do passaporte
- duas partes de 7 x 11, para os bolsos menores
- uma parte de 16 x 22,5, para ficar atrás de todos os outros (o fundo do porta-passaporte)
No tecido estampado:
- duas partes de 5 x 11, para fechar os bolsos menores
- uma parte de 16 x 22,5, para ser o lado de fora do porta-passaporte
Corte também um pedaço de 16 x 22,5 de manta acrílica, para enchimento.
Costure primeiro os bolsos: o bolso atrás do passaporte no fundo, e o bolso do próprio passaporte sobre ele. Agora costure os bolsos pequenos no tecido do fundo. Depois costure as abas dos bolsos menores à parte, e então costure-as sobre os bolsos. Por último, faça o sanduíche da parte interna (com todos os bolsos já colocados), mais a manta e a parte externa, do avesso. Deixe um espaço sem costurar para poder virar.
Vire tudo para o lado direito, acerte os cantos empurrando com um lápis ou até agulha de tricô. Costure a abertura.
Eu escolhi fechar o porta-passaporte com botões, mas você também pode fazer uma aba com velcro - um dos botões acabou sendo arrancado no meio da viagem, porque ficava a maior bagunça na mochila durante nossas andanças.
Mas ficou bonitinho o fecho com elástico, e dá pra encher bastante a carteira, se for preciso.
É isso! Muito simples e ficou pronta em duas horas. É muito prático durante viagens, porque você pode guardar tudo dentro dela, e pelo tamanho fica fácil de encontrar na bolsa. Espero que você tenha gostado, aproveite e deixe um comentário! Se tiver dúvida sobre algum passo, ou precisar de ajuda, é só escrever. Você já fez algum projeto assim, sem planejar muito, da sua cabeça? Conta pra mim!
2 comentários:
Ficou perfeito! Parabéns
Obrigada, Méri! Foi muito gostoso de fazer!
Postar um comentário