domingo, 14 de março de 2010

Louca por tricô

Nos últimos tempos, ando louca por tricô. A culpa, em parte, provavelmente é da minha amiga L., que me apresentou à lista Crazy Knitting Ladies - que apesar do nome em inglês, é principalmente formada por brasileiras. (há algumas pessoas de outros países, se não me engano, e também alguns rapazes, coisa rara no mundo do tricô)

A quantidade de mensagens por dia é imensa - às vezes apenas gente parabenizando outros pelos trabalhos que terminaram. Outras vezes aparecem links para receitas, dúvidas, e coisas assim.

Ainda estou trabalhando no meu primeiro projeto de tricô, a bolsa marrom que já mostrei aqui. Mas como ela é meio grandinha, demora pra terminar. Na verdade, eu estava meio cansada de só trabalhar nos meus WIPs, estão demorando muito pra ficar prontos. Aí resolvi fazer algo pequeno e rápido para o A Make a Month. Ia fazer um projeto novo de costura, até fiz o desenho - mas as agulhas me chamaram! Então lá fui eu procurar uma receita pequena no Ravelry.

Pra quem não sabe, Ravelry é uma comunidade de pessoas que fazem tricô (e crochê). É um sucesso, diga-se de passagem. Lá você encontra receitas gratuitas e pagas, e eu precisava de algo grátis, fácil e rápido. Encontrei muita coisa legal, que já coloquei na lista de projetos que quero fazer do próprio Ravelry. Esse aqui parecia ser exatamente o que eu queria:

 

Um alfineteiro! Não é uma graça?

O problema dessa receita (Peyote Pincushion, de Iryna Klionava) é que ela usa um jogo de quatro agulhas de duas pontas, que eu não tinha (repare o verbo no passado - acabei de receber um pacote pelo correio...). Então pensei: o mais importante agora é a) fazer um projeto que termine rápido e b) usar algo que eu já tenho, seguindo as regras do A Make a Month.

Então resolvi fazer um quadradinho simples, com uma linha para crochê. Isso mesmo, nem usei lã. Aquele fio é tão bonito, que eu queria usar de qualquer jeito. Estava aqui há tempos! Eu achava que ficaria bom se eu o utilizasse com o tear de pregos, mas ele é mesmo muito fino. Para o alfineteiro, não havia problema!

Usei as agulhas que minha mãe me emprestou e o fio Monalisa. Olha só no que deu:



O enchimento eu também já tinha (tenho um saco enorme, cheio!), então só faltava um tecido pra fazer a parte interna. Se eu simplesmente colocasse o enchimento, ele ficaria saindo pelos pontos do tricô.

Foi então que descobri que eu não tenho tecidos lisos! Comecei a comprar pedaços de tecido para fazer patchwork depois que fiz algumas aulas, e geralmente as lojas fazem kits de tecidos estampados. Acho até que fazem kits de tecidos lisos, talvez não tenham chamado minha atenção... mas o fato é que eu queria um tecido branco, liso, para que as cores do tricô aparecessem mais.

Aí me lembrei: no ano passado, quando fui a uma feira de patchwork, comprei um tecido em faixas - aqueles tecidos que têm faixas de estampas, combinando. Quando cheguei em casa e fui olhar as compras com mais cuidado, percebi que uma das faixas tinha uma falha na estampa, e uma marca de sujeira que não saiu mesmo depois de eu ter lavado. Na época, liguei várias vezes para a loja, mas eles disseram que o tecido estava esgotado no fornecedor, e que eu podia ir até lá e escolher outra coisa para trocar. Só que a loja fica do outro lado da cidade, e em São Paulo isso é muita coisa! Então acabei desistindo da troca, eu já havia pago pelo tecido e ainda teria que pagar para fazer a troca?

Agora adivinhe qual a cor do tecido... isso mesmo, branco! Então cortei exatamente a faixa com a falha para fazer a parte de dentro do alfineteiro.



O tecido parece ser algodão comum branco, estampado também com desenhos em branco. As estampas parecem ser pintadas sobre o algodão, o que fez com que o lápis de costureira não apagasse no lado direito. Imagine se eu tivesse cometido esse erro em outro projeto... eu não ficaria nada feliz com a marca amarela aparecendo no meu patchwork! Lição aprendida, sempre risque o tecido do lado avesso (eu já deveria saber disso...).

Cortei um retângulo, costurei à máquina (SIM! Usei minha querida maquininha!) e deixei uma abertura. Virei do lado direito, coloquei o enchimento e fechei a abertura à mão.



Também costurei à mão o tricô. Simples, rápido e usei várias coisas que estavam encalhadas por aqui.

Dá pra ser melhor que isso?

Nenhum comentário: