sábado, 19 de junho de 2010

Um WIP quase no final

Nesse tempo que fiquei sem escrever, eu estive trabalhando em um dos WIPs que mostrei na série anterior: o bolero.

Mas esse post não é sobre ele.

Acontece que eu estava muito empolgada com o bolero, porque, como disse antes, comecei junto com minha amiga S., e mesmo ela tendo desistido depois (mas já fez dezenas de gorros para doar, um colete lindo e já está no fim de outro bolero!) eu continuei. Achei que conseguiria fazer minha primeira peça de roupa em tricô.

O problema foi que, depois de tricotar todas as partes e costurar parte delas, fui experimentar o bolero. E eis que ELE NÃO ME SERVE.

Pausa pra você pensar em quanto eu fiquei decepcionada.

Pois é, fiquei arrasada. Levei para minha mãe olhar e dizer o que eu teria que consertar - eu já tinha feito uma manga duas vezes, porque errei a cava (na verdade, segui a receita original, e ela simplesmente não ajuda). Agora terei que descosturar boa parte do bolero, subir os ombros e fazer as mangas novamente.

E aí eu resolvi dar um tempo no bolero e voltar para um WIP que eu esqueci de mostrar aqui!! Pois vamos a ele:


Esse foi o começo da minha primeira meia de tricô. Eu achava que seria muito difícil lidar com 5 agulhas ao mesmo tempo, e como elas não têm pontas, eu achava que o tricô ficaria escorregando das agulhas o tempo todo.

Resolvi pedir ajuda às Crazy Knitting Ladies e elas me incentivaram MUITO. Como sempre, tricoteiras incentivam as iniciantes a "se jogar" no projeto logo, em vez de ficar querendo entender todos os detalhes sem ter nem mesmo montado os pontos nas agulhas.

Elas me sugeriram a receita d'As Meias Mais Simples do Mundo. O problema foi que a receita, assim como o nome, é muito simples. Logo de cara tive dificuldades para unir o primeiro e o último pontos, quando pedi mais ajuda à lista, à minha mãe, e no final eu mesma dei um jeito. Não ficou muito bom, ficou bastante óbvio esse ponto na meia, mas dali pra frente foi só diversão.

Ah, não posso deixar de comentar que se não fosse pela minha amiga L., nada disso teria acontecido. Ela me incentivou tanto que me emprestou seu jogo de agulhas e me deu um novelo para tricotar as meias. Repare que a primeira meia foi feita com o jogo dela, dourado, e agora estou usando meu próprio jogo, verde. É claro que eu comprei as agulhas. E com elas 4 novelos de outro fio para meias futuras! Uma garota precisa economizar em frete.

Tricotar a meia foi um prazer, mesmo com dificuldades no começo e no calcanhar. Mas eu adorei o resultado! Só não comecei o segundo pé logo em seguida por causa do bolero, mas como ele me deixou triste por um tempo, voltei para minha meia. Veja como estava no começo da semana:


E hoje ela está assim:


Agora começo o calcanhar. Não vejo a hora de poder usá-las!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Há muito, muito tempo...

... num blog muito distante...

Parece que faz ANOS que não escrevo aqui, e realmente faz muito tempo. Mas estava eu tentando me atualizar com as mensagens da lista de tricô - as Crazy Knitting Ladies - quando me deparei com uma mensagem muito bacana de uma das meninas pra mim. O filtro que uso para separar as mensagens deixou-a soterrada no meio da lista, e por isso ela ficou esquecida. Quando eu a li, decidi que estava na hora de atualizar esse blog.

Durante esse tempo todo não parei de fazer arte. :) Isso seria impossível pra mim! Muitas carreiras de tricô foram completadas, alguma costura foi feita e até recebi algumas caixinhas pelo correio (o que parece que vai diminuir por um tempo, mas tenho materiais de sobra por aqui para ocupar minhas mãos e cabeça por muitos anos!).


Quem me escreveu foi a dona do blog Vanilla Babies - obrigada de todo coração! Eu tenho conseguido me motivar a fazer muitas coisas, mas parece que precisava de um empurrãozinho para voltar a escrever. Muito obrigada. :)

E agora voltando à nossa programação normal, vou mostrar o que andei fazendo esse tempo todo. Pra concluir, duas sugestões para quem quer aprender a costurar:
  • Teach yourself to sew: um curso de costura desde o básico! O site é bem completo, tem dicas e projetos bem explicados. Eu não acompanhei tudo o que tem disponível por lá ainda, simplesmente porque é MUITA coisa!
  • How to Sew with Jenny T.: um podcast que encontrei no iTunes (http://feeds2.feedburner.com/HowToSewWithJennyT). Ela também tem um site, dá aulas pagas pela internet, se não me engano. Os vídeos são simples, mas ensinam direitinho.
Eu ainda tenho um grande recurso que veio parar por acaso em minhas mãos. (Nossa, o post já está grande e eu resolvo contar uma história...) Quando comecei a me interessar a sério por crafts, encontrei o blog Superziper, muito famoso por aqui. E vi uma discussão sobre um livro, que parecia ser a bíblia da costura: O Grande Livro da Costura, editado no Brasil pela Seleções do Reader's Digest. Na época esse livro era desejo de consumo de 10 entre 10 pessoas interessadas em costura, pelo que eu li na internet. E conversando um dia com minha mãe, contava pra ela que o livro custava 200 reais no Mercado Livre (uma versão nacional do eBay). Foi nesse ponto que ela me interrompe e diz "mas eu tenho esse livro". Assim, simplesmente.

Imaginem minha alegria!

Na visita seguinte à casa dela, encontrei o livro no fundo de um armário. Minha mãe não precisa dele, é fantástica costureira. Ela ganhou de uma vizinha, que estava se mudando e sabia que ela gostava de costurar. E esse tesouro craft ficou lá, esquecido... imaginem só!



Foi assim que consegui o livro e o "bônus" que estava dentro - um encarte com projetos baratos pra se fazer. É divertido ver as sugestões, e acho que poucas pessoas devem ter isso ainda hoje.

Há algum tempo, depois de muita pressão popular, a editora lançou uma versão atualizada do livro - o que com certeza deve ter feito o valor dele baixar no site de leilões. Mas a história sempre vai valer bastante pra mim. :)

Última coisa: gostaram do visual novo?