quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tricô se aprende na escola – de novo!

Li no Knitty Blog sobre uma matéria do Daily Mail (em inglês), que conta sobre a volta do ensino do tricô nas escolas. Achei muito interessante as melhoras observadas pelos professores nos alunos, em especial o fato de que o tricô fez com que as crianças conversassem entre si em vez de brincarem com seus telefones. Eu sinceramente não entendo nem por que as crianças tem telefones, mas enfim, ainda não tenho uma criança para analisar a necessidade. De qualquer forma, fico muito feliz em saber que o tricô, sendo uma arte tão antiga, traz de volta outros hábitos antigos – entre eles, o de uma boa conversa (quem participa de encontros de grupos de tricô sabe muito bem que um prazer leva ao outro!)


A diretora da escola diz que o tricô – também utilizado nas aulas de matemática e história – faz parte de um retorno aos valores tradicionais. Eu sempre achei que esse mundo moderno estava saindo dos trilhos por abrir mão de certas coisas: cortesia entre as pessoas, hábitos simples como comer em casa e fazer atividades em família. O tricô (e também o bordado, a costura e todas as artes manuais que se passam de geração em geração) pode resgatar muito mais do que boas conversas entre as crianças. Pode ensinar muita gente a desligar a televisão, acalmar a mente, criar coisas com as próprias mãos – enfim, ser feliz!

4 comentários:

Bel Colmenero disse...

Que matéria feliz!!!muito bom este post, continuo torcendo pelo sucesso no seu novo trabalho.
Bjos,Bel

Samanta disse...

Oi, Bel! :) Obrigada! E concordo com você, é uma matéria muito feliz, e acho que se as pessoas fizessem mais tricô o mundo seria bem melhor! :-D

Belinha disse...

Excelente blogue!

Gostaria que visitasse o meu blogue, comentasse e votasse na sondagem que aí se encontra.
Agradecia imenso!

http://blogsabernaoocupalugar.blogspot.com/

Samanta disse...

Obrigada, Belinha!
Ótima ideia para fazer um blog: publicar coisas que aumentem nosso conhecimento! Adorei! :)