sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Projeto para o Natal: presépio em ponto cruz

Como eu disse no último post, parei todos os meus outros projetos em andamento para me dedicar a este: um presépio em ponto cruz. Eu queria fazer algo para o Natal, e sempre quis um daqueles presépios de verdade, com todos os personagens. Acontece que eles sempre são muito caros ou muito feios - então, olhando minhas revistas antigas, encontrei o gráfico. É o maior projeto que já fiz em ponto cruz, e estou aprendendo coisas novas com ele. Por exemplo: dá muito mais trabalho do que parece. Você sabe, ponto cruz é meio automático, a questão é apenas seguir o gráfico. Mas já descobri um segredinho: é melhor seguir as cores da esquerda para a direita (que é a direção em que eu bordo). Olhe como está o projeto agora (bom, na verdade já fiz mais um pouco, mas você vai entender o que quero dizer):




Está vendo a cena? São os pastores, o desenho é composto por 3 partes, a do meio, maior, é a cena do menino Jesus na manjedoura, e a terceira são os reis magos. No final, cada parte fica num porta retrato, e pequenas dobradiças unem as 3 partes. Acho que vai ficar bonito.
Mas o que eu queria explicar é o seguinte: eu achei que seria mais fácil bordar tudo o que fosse da mesma cor de uma vez, antes de partir para a próxima cor. Com isso, preciso ficar contando quadradinhos na etamine cada vez que começo uma nova parte do desenho.
Agora adivinhe o que aconteceu... eu contei errado, é claro! Com pontos tão pequenos fica difícil não errar (ainda mais que estou bordando apenas à noite, depois de terminar tudo que preciso fazer...). Vê a linha enrolada saindo do meio do bordado? No início eu pensei em adaptar o desenho ao meu erro, mas cheguei à conclusão de que ficaria distorcido. Então o projeto que já parecia difícil de ficar pronto a tempo agora está mais longe de terminar!
Você já fez quadros em ponto cruz? O que achou da experiência?

2 comentários:

Leticia Cinto disse...

Oi Samanta!
Puxa, precisa ser muito corajosa pra fazer um projeto desses! Acho que vai ficar (literalmente) divino! Quero ver as fotos, viu?
Bjs
Leticia

Livros disse...

Olá Samanta,
Quando teremos novas fotos para checar a evolução desse projeto?