domingo, 29 de novembro de 2009

Passo-a-passo: Porta-passaporte

Depois de muito tempo, vou cumprir o prometido: acompanhem o passo-a-passo do porta-passaporte!



Antes de tudo, lembrem-se que eu o fiz alguns dias antes de viajar, e estava com MUITA vontade de fazer alguma coisa na minha máquina de costura. Por isso, o barato era fazer, e não me preocupar se estava perfeito. Junte a isso o fato de eu só ter feito uma bolsa com a minha máquina antes desse projeto, e imagine minha habilidade com ela...

O projeto começou no papel, claro, mas fui acrescentando coisas pelo caminho. Não repare nas costuras tortas, por favor, e vamos em frente!


O desenho que fiz antes de começar a cortar tecidos ficou mais ou menos assim:



Eu medi meu passaporte (que tem 9 x 13 cm), e então acrescentei alguns centímetros em volta. Também queria fazer bolsos em que pudesse guardar cartões de crédito, e acabei colocando mais um bolso atrás do que guardaria o passaporte. Idéia pronta, mãos à obra!

Não esqueça de aumentar as medidas abaixo, para ter margens de costura. 0,5 cm de cada lado geralmente são suficientes.

Corte o tecido liso:

- uma parte de 10 x 11, para o bolso do passaporte
- uma parte de 16 x 11, para o bolso atrás do passaporte
- duas partes de 7 x 11, para os bolsos menores
- uma parte de 16 x 22,5, para ficar atrás de todos os outros (o fundo do porta-passaporte)

No tecido estampado:

- duas partes de 5 x 11, para fechar os bolsos menores
- uma parte de 16 x 22,5, para ser o lado de fora do porta-passaporte

Corte também um pedaço de 16 x 22,5 de manta acrílica, para enchimento.




Costure primeiro os bolsos: o bolso atrás do passaporte no fundo, e o bolso do próprio passaporte sobre ele. Agora costure os bolsos pequenos no tecido do fundo. Depois costure as abas dos bolsos menores à parte, e então costure-as sobre os bolsos. Por último, faça o sanduíche da parte interna (com todos os bolsos já colocados), mais a manta e a parte externa, do avesso. Deixe um espaço sem costurar para poder virar.

Vire tudo para o lado direito, acerte os cantos empurrando com um lápis ou até agulha de tricô. Costure a abertura.

Eu escolhi fechar o porta-passaporte com botões, mas você também pode fazer uma aba com velcro - um dos botões acabou sendo arrancado no meio da viagem, porque ficava a maior bagunça na mochila durante nossas andanças.



Mas ficou bonitinho o fecho com elástico, e dá pra encher bastante a carteira, se for preciso.

É isso! Muito simples e ficou pronta em duas horas. É muito prático durante viagens, porque você pode guardar tudo dentro dela, e pelo tamanho fica fácil de encontrar na bolsa. Espero que você tenha gostado, aproveite e deixe um comentário! Se tiver dúvida sobre algum passo, ou precisar de ajuda, é só escrever. Você já fez algum projeto assim, sem planejar muito, da sua cabeça? Conta pra mim!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Porta-moedas

Mais uma dica que recebi por e-mail do Craftzine.com: porta-moedas!




Veja o passo-a-passo (em inglês) aqui. Eles ensinam a fazer a versão simples, achatada, e esta da foto, fofinha. Vou começar a observar esse site, parece muito bem-feito!
Espero publicar o passo-a-passo do meu porta-passaporte hoje, então... aguarde!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Recriando a natureza

Post rápido: vejam que coisa mais bonita!



Acredite ou não, o musgo no terrário é bordado! Vários nós franceses! Lindo efeito, não é? Ótimo pra praticar o ponto - com a vantagem de não precisar se preocupar em regar!
Da Keyka Lou, via Whip Up.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Projeto para o Natal: presépio em ponto cruz

Como eu disse no último post, parei todos os meus outros projetos em andamento para me dedicar a este: um presépio em ponto cruz. Eu queria fazer algo para o Natal, e sempre quis um daqueles presépios de verdade, com todos os personagens. Acontece que eles sempre são muito caros ou muito feios - então, olhando minhas revistas antigas, encontrei o gráfico. É o maior projeto que já fiz em ponto cruz, e estou aprendendo coisas novas com ele. Por exemplo: dá muito mais trabalho do que parece. Você sabe, ponto cruz é meio automático, a questão é apenas seguir o gráfico. Mas já descobri um segredinho: é melhor seguir as cores da esquerda para a direita (que é a direção em que eu bordo). Olhe como está o projeto agora (bom, na verdade já fiz mais um pouco, mas você vai entender o que quero dizer):




Está vendo a cena? São os pastores, o desenho é composto por 3 partes, a do meio, maior, é a cena do menino Jesus na manjedoura, e a terceira são os reis magos. No final, cada parte fica num porta retrato, e pequenas dobradiças unem as 3 partes. Acho que vai ficar bonito.
Mas o que eu queria explicar é o seguinte: eu achei que seria mais fácil bordar tudo o que fosse da mesma cor de uma vez, antes de partir para a próxima cor. Com isso, preciso ficar contando quadradinhos na etamine cada vez que começo uma nova parte do desenho.
Agora adivinhe o que aconteceu... eu contei errado, é claro! Com pontos tão pequenos fica difícil não errar (ainda mais que estou bordando apenas à noite, depois de terminar tudo que preciso fazer...). Vê a linha enrolada saindo do meio do bordado? No início eu pensei em adaptar o desenho ao meu erro, mas cheguei à conclusão de que ficaria distorcido. Então o projeto que já parecia difícil de ficar pronto a tempo agora está mais longe de terminar!
Você já fez quadros em ponto cruz? O que achou da experiência?

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Começando de novo

Olha só... desde o último post, eu entrei de férias, fiz a viagem dos meus sonhos, voltei ao trabalho e muitas coisas aconteceram entre um e outro. Mas quero voltar ao blog, e tenho algumas coisas para contar: antes da viagem fiz um porta-passaporte - uma carteira bem simples, e que durante a viagem sofreu um pequeno dano. Também comecei, já que o Natal está chegando, um projetinho que quero terminar logo: um presépio em ponto cruz.
Reparei que a foto do último post ficou ho-rro-ro-sa (com o perdão da divisão silábica), acho que vou ter que tirar outra.
Mas então prepare-se: em breve vou colocar um passo-a-passo do porta-passaporte que fiz da minha própria cabecinha, e detalhes dos outros (vários) projetos me esperando - até que o presépio esteja pronto!