domingo, 28 de março de 2010

Por que eu amo a Amazon

Alguns dias atrás, depois de uma longa espera, fui surpreendida por um enorme pacote que chegou por via aérea dos Estados Unidos. Uma dança feliz, vários gritinhos e uma tesoura depois, encontrei meu pedido da Amazon!

Pedidos internacionais costumam demorar bastante pra chegar - a não ser que você seja podre de rico e, aí, pra que pedir pela internet? Vá até lá comprar! Enfim, fiz o pedido uns dois meses atrás, e um dos livros que pedi - Mary Thomas's Dictionary of Embroidery Stitches - esgotou depois que confirmei a compra.

A Amazon me avisou um tempo depois da indisponibilidade (e veja só, o livro está novamente em catálogo...) e por eu ter perguntado se eles poderiam incluir no pedido o volume de um dos vendedores associados - o que eles não poderiam fazer - me deram um crédito sem prazo de validade de 5 dólares.

Todo aquele tempo depois, quando meu pacote chegou, veja só o que tinha nele:


Comecei a ler Crazy Quilting - The Complete Guide, de J. Marsha Michler, imediatamente! O livro é pequeno e tem espiral, protegido por capa dura. Isso faz com que seja muito fácil de levá-lo na bolsa, ele fica aberto sobre a mesa enquanto você lê, e não vai amassar facilmente (para uma louca por livros, como eu, isso é imprescindível!). O conteúdo é maravilhoso! Há inúmeras formas de se fazer um crazy quilt, todas minuciosamente explicadas, alguns projetos para inspiração e diversos passo-a-passos que ensinam pontos de bordado, como usar miçangas nos quilts e coisas assim. Recomendo muito, provavelmente ainda falarei muito desse livro por aqui!


Esse é um clássico do tricô, meu segundo livro da famosa EZ: Knitting Without Tears, de Elizabeth Zimmermann. Ainda não comecei a lê-lo, mas foi muito bem recomendado.


Ah, minha nossa... esse é um colírio! Royal School of Needlework Embroidery Techniques, de Sally Saunders, Anne Butcher & Debra Barret, é o livro (pelo que entendi das coisas que li pela rede) oficial da Escola de Bordados que existe até hoje na Inglaterra, patrocinada pela família real. Vocês não acham que patrocinar trabalhos manuais refinados é sinal de alto nível de civilização? Enfim, as fotos dos bordados nesse livro são absolutamente impressionantes, parecem pinturas. Um dos mais caros, por sinal. Fico feliz só de folheá-lo, quando ler um pouco mais digo o que achei.


Outro colírio! Foi por causa desse livro que comprei fitas de cetim, The Silk Ribbon Embroidery Bible, de Joan Gordon. Imagine as coisas que posso fazer usando este livro e o Crazy Quilting! Os projetos são maravilhosos, as flores de fitas... ooooohhhh que coisas lindas! Comentários mais úteis quando eu ler mais, prometo!


Na falta de Mary Thomas's, outro dicionário de pontos de bordado: The Embroidery Stitch Bible, de Betty Barnden. Eu achei as explicações fantásticas, bastante claras e detalhadas. Gostaria de fazer uma amostra com esse livro, aprendendo um ponto por dia. Mas com o tamanho da lista de WIPs, não sei... vamos ver. Seria uma boa idéia, não?


E por fim, a Encyclopedia of Needlework, de Therese de Dillmont. Este livro eu não sabia bem se comprava ou não... ele foi escrito há mais de cem anos, e cobre diversas técnicas de trabalhos com agulhas. Eu estava na dúvida sobre comprá-lo porque li em vários comentários na Amazon que a qualidade das ilustrações era bastante ruim. Perguntei ao Vince, do Works of Hands, se ele achava que valia a pena (ele também tem o Works of Hands' Library, onde mostra a IMENSA coleção de livros que tem, e este estava lá). Ele disse que, apesar de não ser um livro que explica as coisas minuciosamente, era de grande valor e deveria fazer parte da biblioteca de todos que levassem seus bordados a sério. Imagine se isso não soou como um desafio? heheheh Bom, Méri também consulta a versão online do livro com certa frequência, então pensei "ora, bolas" e comprei.

Um aviso pra você: NÃO COMPRE ESSE LIVRO! É a edição mais recente, mas, inexplicavelmente, TODAS AS ILUSTRAÇÕES FORAM EXCLUÍDAS! Quando comecei a olhar o livro, não sabia o que fazer. Depois cheguei à conclusão de que ele não me serviria assim. Pensei até em imprimir as imagens da versão online e deixar junto, mas... convenhamos, se comprei a edição impressa para facilitar o aprendizado, isso não iria funcionar. De forma que fui ao site da Amazon e pedi para devolver o livro.

A Amazon é uma empresa com muitos anos no mercado (uns 10, pelo menos, certo?), e seu sistema é bastante confiável. Para devolver um livro você entra na página, escolhe o livro que quer devolver do seu pedido, informa o motivo, imprime um código de barras e um endereço para colar no pacote e manda de volta. Simples assim.

Terminada a preparação, corri até o posto de correio mais próximo de casa - tive que sair correndo porque saí mais cedo do trabalho para poder chegar lá antes que o correio fechasse (os horários são péssimos). Quando cheguei lá, pedi à atendente a forma mais barata de envio para os Estados Unidos. Ela disse "36 reais" (mais de 15 dólares). A minha grande sorte foi que eu não tinha esse dinheiro na carteira, e o correio não aceita cartão - eles não facilitam muito as coisas, não é?

Quando cheguei em casa, fiquei pensando: e se quando o pacote chegasse lá a Amazon dissesse que na descrição estava escrito que não havia ilustrações (vi isso depois), e que portanto não me reembolsaria do frete? Escrevi então explicando que para devolver o livro eu gastaria uns 15 dólares, e que só o faria se tivesse certeza do reembolso. 15 dólares é outro livro, sabe?

O que a Amazon fez? Ah, imagine... Concordaram que o frete era muito caro, disseram que sentiam muito o problema que aconteceu, e por isso me reembolsariam do valor do livro, mais o frete, e eu NÃO PRECISARIA MANDÁ-LO DE VOLTA.

Sabe quantas empresas me tratariam bem assim aqui no Brasil? Muito poucas, eu garanto. Por isso continuo sendo cliente da Amazon, muito embora o frete internacional seja caro - mas eles sempre têm os livros que quero, e geralmente, mesmo com o frete, acabo pagando menos do que se usasse uma loja nacional. Vá entender.

Você não está morrendo de vontade de saber o que vou fazer com tudo isso agora? :)

3 comentários:

méri disse...

Ó meus deuses!!!!
Tanto para ler e tanto para planear! O problema vai ser por onde começar...
Não vai acreditar, Samanta, mas ontem de tarde estive a consultar a Amazon.UK - os fretes ficam mais económicos do que dos USA - e o Book Depository também no UK (distribuição gratuita para todo o mundo)a ver os preços da Mary Thomas' Dictionary e da Bublia da Betty Barden! De caminho vi, com atenção, o Royal School of Needlework - livros há muito na minha lista. Você enviou sua alegria através do Atlântico!
O livro da EZ também está na lista, mas ultimamente não tenho feito muitas malhas.
O da TD consulto on-line, como diz e acho que me chega - e sem imagens.... Mas a Amazon foi impecável. É por isso que vale a pena fazer compras em sites conceituados. Tanto quanto sei a Book Depository també é um bom site e economiza-se no envio, pois os preços são idênticos.
Fico a aguardar as novidades :)

PS: para Ribbom embroidery já tenho um bastante bom para principiar, mas já lhe digo que é totalmente diferente bordar com fitas de seda ou cetim e organza sintética - As de seda são uma maravilha, mas carissimas. E as de cetim e organza para experimentar servem bem pois no principio

méri disse...

Vou lavrar um protesto lol!

porque tirou dos comentários a hipótese de assinatura com o nome e URL???
não me aceita o nome do wordpress e assim tenho que comentar com a "velha" direcção do blogger...

Samanta disse...

Méri, juro que não mudei nada na configuração dos comentários!
Estou cada vez mais considerando mudar para o Wordpress, parece que o Blogger está se metendo muito nos nossos blogs...
De qualquer forma, sobre o outro comentário: vou dar uma olhada na Book Depository, a Amazon UK fica ainda mais cara para o Brasil - dólares valem mais que nossa moeda, libras então... Quanto às fitas, eu nem imagino onde comprar as de seda por aqui. Terei que me virar com as de cetim.
Por onde começar? Ah, esse é mesmo o mais difícil! :)