quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Há muito, muito tempo... (de novo?!)

... aconteceram tantas coisas!

Por exemplo, agora tenho muito tempo para fazer arte - mas não tenho dinheiro. Engraçado, porque quando temos um emprego é exatamente o contrário, não é?

Durante minha ausência aqui no blog eu fiz bastante coisa. O Drift Scarf já cresceu bastante, mas ainda há um bom caminho a tricotar... continuo bordando a primeira cena do presépio... e consegui começar e terminar uma luva sem dedos! Também fiz uma capa para o novo notebook da casa, vou escrever um passo-a-passo sobre ela.

Hoje, entretanto, escrevo para comentar um caso que chegou a mim ontem. Minha amiga Méri me procurou porque fotos dos lindos trabalhos da Karen Ruane estão sendo usados em um blog aqui do Brasil, num slide show na lateral do site, sem os devidos créditos à artista.

Pelo que conheço da internet daqui, muita gente cria blogs sem atualizações, para servir apenas como vitrine - um site gratuito. Parece ser o caso, e acho que inclusive a proprietária do blog não é a mesma pessoa que o criou. Há um endereço de e-mail e dois números de telefone do Rio de Janeiro lá, mas a pessoa não respondeu as mensagens de Méri nem de Karen, e Karen chegou até a mandar uma mensagem para o número do celular, sem resposta.

No blog de Karen, ela parece estar muito chateada com o que está acontecendo. Não é pra menos, certo? É o lindo trabalho dela que está lá, com imagens tiradas do Flickr, e a qualidade dos bordados da Karen é inquestionavelmente muito maior do que os que estão no tal site. Navegue um pouco pelo blog dela e você verá o que quero dizer, tudo é de muito bom gosto e bonito. O site que está usando as imagens dela, no entanto, não mostra nada de mais.

Eu sei que essas coisas acontecem o tempo todo, mas nem por isso devemos ignorar. Trabalhos originais devem ser creditados aos artistas responsáveis, mesmo que eles não tenham interesse em ganhar dinheiro com isso. Lendo os comentários no blog da Karen, uma sugestão me parece a mais simples: colocar o nome dela na imagem. Dará um pouco de trabalho, mas acho que, na falta de uma resposta da pessoa que está usando as imagens sem autorização, resolveria o problema - e, quem sabe, evitaria que acontecesse de novo.

A única coisa que não pode acontecer é pessoas talentosas como a Karen desistirem de nos mostrar as coisas lindas que fazem, não é?

2 comentários:

Karen disse...

thankyou so much for your support. My name is now on those pictures and I am trying to put my name on every picture on flickr, Karen

Anônimo disse...

Não diria melhor! :)
Agora queremos ver esses trabalhos...