quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Chega de janelas quebradas!

Outro dia, resolvi ouvir todos os podcasts de Sew ~ Stitch ~ Create que estavam faltando. Em um deles, Brye Lynn nos conta sobre uma ideia muito interessante: WIPs são como janelas quebradas.

Ela usou a ideia do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, sobre janelas quebradas: dizia ele que, se você tem um prédio abandonado e não conserta suas janelas quebradas assim que elas aparecerem, dali a algum tempo haverá mais vandalismo no prédio - e ele será usado como ponto de encontro de usuários de drogas, depois para tráfico, e assim por diante. Ou seja, o que começou como um problema pequeno torna-se algo difícil de controlar.

(Acho essa noção absolutamente perfeita, especialmente quando penso em todas as pequeninas coisas que vamos deixando para arrumar em casa, e quando percebemos tudo precisa de reparos.)

Pois a Brye Lynn, pensando dessa forma, chegou à conclusão de que nossos WIPs seguem a mesma regra: você começa um projeto, aí se encanta com uma nova técnica e começa a usá-la em outro projeto, aí vai na loja e compra uns tecidos pra fazer outra coisa, depois se cansa do que está fazendo e começa outra coisa...

Eu achei a ideia BRILHANTE! E, pior, percebi que tenho o péssimo hábito de criar "janelas quebradas" em absolutamente tudo na minha vida! É só vocês repararem que eu estava escrevendo diariamente e de repente fiquei semanas sem escrever aqui. Estou lendo um livro (ótimo, por sinal) há uns 2 anos, e ele nem é meu, peguei emprestado! Ao mesmo tempo, tenho pelo menos outros dois livros começados, e minha lista de WIPs, como vocês já sabem, é bem grande.

E com isso, surgiu o plano de ação "Chega de janelas quebradas!". Sempre que tenho tempo para ler um livro, vou sempre àquele que precisa ser devolvido a seu dono. Depois dele, preciso pegar um dos outros que já foi começado! E quanto aos WIPs...

Na verdade, tenho um bom motivo para não ter escrito aqui nos últimos tempos: eu estava terminando um projeto para um livro! Sim, isso mesmo! Umas meninas malucas me convidaram para participar de um livro com elas, e para isso eu precisava criar uma receita de tricô - o que prova que elas realmente são malucas, porque eu sou muito iniciante em tricô! Mas como eu ia dizendo, elas me convidaram e eu aceitei - por isso, quando estava chegando o prazo final para entrega do texto precisei usar todo o tempo livre para esse compromisso! Agora que consegui terminar, posso voltar a fazer meus projetos... e como a ideia é voltar aos WIPs antes que eles se tornem UFOs, estou trabalhando apenas no Drift Scarf.

Creio que, como para tudo na vida, este plano dará certo enquanto eu for disciplinada o suficiente para colocá-lo em prática. Às vezes é difícil, eu admito - dá vontade de pegar algo novo. Mas como eu mesma fiz a regra, ela tem exceções: estou precisando de algumas coisas que pretendo fazer eu mesma, costurando. Nesses casos, como geralmente são coisas que começo e termino no mesmo dia, não estarei quebrando novas janelas!

Deseje-me sorte! ;-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte, Samanta!
E bem-vinda de volta ao blogue :)

Samanta disse...

Obrigada, Méri! :) Hoje vou mostrar como anda meu Drift Scarf!