quarta-feira, 13 de outubro de 2010

É tarde! É tarde!

... mas como o coelho branco de Lewis Carroll, estou chegando lá!

Eis a primeira etapa do Paisley des Quatre Saisons:


Eu adorei fazer estes pontos! Quando vi a foto de Anne-Gaëlle, peguei minha Embroidery Stitch Bible e comecei a procurar - eu tinha certeza que já tinha visto esse ponto em forma de triângulo lá. E encontrei, era o Closed Blanket Stitch. Mas quando li as explicações no blog, vi que na verdade ela usou o ponto haste primeiro, e depois sobre ele fez o Fly Stitch (que também estão no livro, claro). O dicionário da Méri com certeza tem todos os nomes, em português, inglês e francês, depois vou conferir!

Fiz a primeira parte ontem, no feriado, e hoje fiz a segunda:


Acho que ficou bonito, mas tive que fazer algumas pequenas modificações. Fazia tempo que eu não passava tanta raiva bordando! Sabe por quê? As fitas! Ah, foi muito frustrante bordar com elas. Primeiro, não são fitas de seda, mas de cetim (a Méri já tinha me avisado que as de seda, apesar de muito mais caras, fazem muita diferença - claro que ela estava certa!). Segundo, acho que são mais grossas do que as usadas pela Anne-Gaëlle. Juntando tudo isso, foi muito difícil bordar com essas fitas. Ah, claro, também teve o problema das linhas - alguém aí, além de mim, acha que deveria existir um kit pronto pra esse stitch-along? Na verdade, se os materiais de bordado pudessem ser comprados aqui no Brasil, já seria de grande ajuda...


Para o contorno, usei uma linha perlé (coton a broder) que eu tinha comprado há muitos anos para fazer vagonite (isso eu não consigo descobrir como é em inglês... e não tem no livro!), mas nunca o fiz. A cor é a 798 da DMC, um azul muito bonito! Para o caule das flores, usei linha comum para bordado (stranded cotton mouliné) da Anchor, cor 228. E para o detalhe das flores menores, a cor 290. Não que essas coisas façam diferença pra quem ler isso aqui, mas se eu acabar esquecendo que cores usei, está anotado aqui! :-D


A próxima etapa é bordar pequenas rosas ao redor do desenho. Adivinhe só, com fitas! Ah... deseje-me sorte!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Coisas que melhoram o dia

Amanhã é feriado nacional, e por isso boa parte das pessoas não está trabalhando. Meu marido está, portanto este é apenas mais um dia normal aqui em casa.

Claro, como eu não estou trabalhando por enquanto, o dia pode ser replanejado o quanto eu quiser. O que deveria ser um convite à produtividade em todas as áreas - trabalhos domésticos, pendências em geral, crafts.

Mas o que acontece então?

Um dia cinza. Triste, feio e deprimente. Nos últimos tempos percebi o quanto dias cinzas me afetam, e devo dizer que isso é um pouco assustador. Quando estamos trabalhando, não temos muito tempo de prestar atenção ao tempo lá fora, muito menos os efeitos que ele tem sobre a gente. Então alguma coisa tinha que ser feita!

Minha solução foi começar um projeto que estava aqui me incomodando: um SAL, ou stich-along. Anne-Gaëlle, do blog Au bonheur de mains (eu leio francês, sabia? Às vezes com ajuda do Google, mas leio! ;-) ), criou um projeto de bordado para fazermos juntos. Os links estão na lateral do blog dela, com todos os arquivos para download.

Hoje, lendo os blogs que acompanho pelo Google Reader, vi que ela estava pedindo para as pessoas se reinscreverem - pouquíssimas estavam dando retorno sobre o projeto. Nada como um puxão de orelhas para fazer a gente se mexer, hein?

Imprimi todos os arquivos que ela já havia nos mandado por e-mail (os mesmos que estão para download), e comecei a procurar um tecido para o bordado.

Ao que parece, lá na Europa é fácil encontrar linho para bordar. Aqui no Brasil, sabe-se lá por quê, linho é artigo de altíssimo nível, a 80 reais o metro, quando encontrado (mais ou menos 40 dólares). Muito caro pra bordar!

Fui dar uma olhada no que eu tinha por aqui na caixa de bordado, e encontrei um tecido - acho que é cânhamo fino. Não sei se vai ser adequado ao projeto, mas vou tentar.

O próximo passo foi transferir o desenho para o tecido. Como eu (ainda) não tenho caixa de luz, que facilita muito essa etapa do bordado, tive que improvisar do jeito mais comum:


Viu como o dia está cinzento?? E a rua está muito tranquila, só no meio de um feriado pra isso acontecer em São Paulo...

Muito bem, desenho transferido, hoje à noite começo o bordado. A primeira etapa é o contorno do desenho, já vi o passo-a-passo dos pontos escolhidos e depois escolho as cores. Decidi fazer cada uma das 4 partes do projeto em tecidos separados. Depois quero enquadrá-los e colocá-los nas posições originais. Acho que vai ficar bem bonito!


Eu adoro paisleys. Ou cashemira, ou seja lá como você conhece essa forma. Simplesmente a-do-ro, e agradeço à Anne-Gaëlle pelo lindo desenho! :)

Agora tenho que ir... está escurecendo e o vento está bem forte lá fora. Não estou com vontade de fazer nada além desse bordado hoje, mas tenho que ser mais forte que isso e ir pra academia. Isso é outra coisa dos dias cinzentos: eles acabam com a sua dieta, e essa gordura não vai se queimar sozinha!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Até logo e obrigada pelos peixes!

Depois desse post eu duvido que alguém continue a visitar esse blog. Vocês estão prestes a saber meu nível de loucura.

Pois bem, ontem cheguei à (recorrente) conclusão de que precisava organizar meus materiais de artesanato. E eu não evitei a tarefa, por menos que acreditasse que terminaria bem.

Meses atrás, comprei uma mesa, gaveteiro e uma estante, para dar um up no escritório em casa. A estante foi estrategicamente escolhida por ter duas portas na parte de baixo, que já na loja eu decidi (mentalmente, sem avisar o pobre marido) que seria onde eu guardaria minhas coisas. O resto da estante seria para meus livros, é claro.


(A prateleira logo acima é a casa dos meus livros e revistas de artesanato: reparou na ovelhinha ali? É aquela que comprei na feira de patchwork! Tão fofa!)

Então ali é que estava o problema que precisava ser resolvido HOJE! Veja a situação antes:


Começando da prateleira de cima, da esquerda para a direita, temos:
  • caixa de ponto cruz e bordado
  • a bolsa que comprei em Paris, com tecidos para fazer bichinhos de "pelúcia", como a ovelhinha
  • o pacote de plástico com o tricô cinza dentro é uma blusa que uma amiga pediu para que eu colocasse botões - então não conta como bagunça minha, eu só preciso que eu ou ela compremos os tais botões
  • embaixo do pacote, um novelo de "lã" (temos o costume de chamar qualquer coisa de lã aqui no Brasil, mas nós sabemos que as coisas não são bem assim, certo?)
  • na pilha ao lado, o novelo que vou dar à minha amiga, o novelo que ela me deu de presente, mais dois novelos de "lã"
  • ao lado, pilhas de pacotes de... bem, "lã"
  • embaixo disso tudo, os kits de bordado candlewicking que eu comprei (sim!) há muito tempo (meses, eu acho)
  • você não pode ver, mas atrás dessa parede, tem mais um monte de pacotes de fios para tricô
Na prateleira de baixo:
  • a caixa numerada em cima de tudo tem - adivinhe! - fios para tricô
  • uma caixa de botões para forrar
  • meu porta-trecos, que ganhei há muitos anos de minha amiga S., cheio de coisas variadas - agulhas, linhas...
  • minha máquina de forrar botões (serve para outras coisas, mas essa é a função que mais me atrai)
  • dois baldes de metal, que ganhei quando comprei tinta para o apartamento (na reforma de tempos atrás - foi ano passado, eu acho). Era promoção da marca, e é lógico que quando vi já os imaginei cheios de coisas craft - pena que só consegui ganhar dois, a coleção tinha quatro cores (você também gosta de ter tudo de uma coleção? Eu fico obcecada com essas coisas.)
  • um novelo perdido, que usei para fazer uns testes
  • um porta-revistas, com várias coisas além de revistas dentro dele
  • e você de novo não consegue ver, mas minha máquina de costura está atrás disso tudo, e também umas sacolinhas com mil coisas dentro
É claro que para arrumar isso tudo eu tive que tirar quase tudo do lugar. Os pacotes maiores de fios eu já sabia que não tinha muito que mudar, então apenas tentei agrupá-los. Dentro das bolsas, sacolas e sacos plásticos, encontrei vários UFOs, que voltaram, é claro, para o armário sem que eu pensasse muito neles (mas com uma pontada de remorso por não ter terminado todos eles ainda).

Na parte de baixo, a máquina de costura também não tinha pra onde ir. O que fiz foi tirar tudo que era material de costura e arrumá-los dentro do porta-trecos - ele tem três bolsos na frente, onde guardei os lápis de costureira e a tesoura de tecidos. Ok, também coloquei agulhas de crochê, as agulhas de duas pontas de tricô e um pacote de elástico. E também coloquei lá os alfineteiros e os botões. E os botões para forrar. E a matriz para forrar botões. Não me julgue, por favor.

Eu tenho um problema (bom, mais um!): não consigo jogar fora restos de costura. Linhas muito grandes que sobraram, retalhos de tecido... era o que tinha no balde de baixo. Resolvi descartar tudo, menos um pedaço grande de tecido que sobrou de uma bolsa que fiz. Ele ficou vazio! Quem diria... No balde de cima, estavam meus furadores de papel (tenho só dois, ainda não consigo me organizar com scrapbooking, mas adoro os furadores), velcro, um pedaço grande de barbante e restos de tecidos que não quis analisar na hora. Eu já tinha conseguido jogar um monte, deixei o resto pra outra hora. Ou não. É aquela ideia de que você pode precisar de algo assim que decidir jogá-la fora. Estou melhorando.

Veja como ficou:


Sei que olhando assim parece que não organizei coisa nenhuma, mas acredite, ficou MUITO melhor. Agora consigo ver tudo que está ali! A caixa de bordado continua ali, com a sacolinha de papéis para origami logo atrás, depois todos os fios para tricô, com alguns UFOs e WIPs em cima - agora fica fácil ver o que precisa ser feito. Na frente, deixei os kits de bordado que comprei da Lee Albretch (eles são pequenos, acho que dá pra fazer rapidinho, então quis deixá-los à vista). Também deixei coisas que comprei porque achei o máximo mas até hoje (ah, a vergonha...) não experimentei: kits para fazer fuxicos e flores de tecido.

Na prateleira de baixo, agora com muito mais espaço e mais bem organizados: o porta-trecos com as coisas de costura e outras miudezas (todas juntas, pelo menos), a máquina de forrar botões com os tecidos para pelúcia na frente, e de volta a seus lugares, a máquina de costura, com os baldes e o porta-revistas. Esse último agora tem várias coisas que não são revistas, mas fica fácil de encontrar tudo agora.

Para provar pra mim mesma que a organização foi surpreendentemente um sucesso:

A porta fecha! :) (aquele pequeno desnível é normal, pode acreditar)

Acho que tricô é o que mais ocupa espaço, não é? Estou me controlando para não comprar mais fios, não importa quantas promoções cheguem até minha caixa de e-mail!

Missão cumprida! Quem diria...

Mas aqui vai a loucura que falei no começo: ali não é o único lugar da casa onde tenho coisas de artesanato. Para desespero geral do meu marido, claro. Mas como ele não lê isso aqui, vou mostrar só pra vocês os outros lugares. Vocês não se acham especiais agora?


Aqui era onde minhas coisas ficavam antes. Claro que aqueles fios todos pra tricô vieram depois. Esse é o canto do armário do escritório em que guardamos mochilas - e logo de cara você vê o meu Drift Scarf saindo de uma bolsa! Ali também fica uma parte do presépio em ponto cruz. Por favor não repare na bagunça ali atrás.


Na parte de cima do meu guarda-roupa. As caixas azuis são de costura (cheia de tecidos para patchwork e manta acrílica) e bordado (tecidos, fitas, tantas e tantas coisas!). A lata de bombom eu ganhei (acho que já contei isso aqui...), cheia de linhas de bordado. A caixa branca com coração e a outra colorida, ganhei de presente. Dá pra ver que a parte de baixo precisa de espaço? Minhas roupas precisam ser passadas duas vezes: antes e depois de ir para o armário.

Hmm esqueci de tirar foto da parte de cima... é onde fica a sacola cheia de enchimento. Ah, é só uma sacola.


Essa é a poltrona da sala de TV onde eu costumo fazer as coisas à noite. Minha sacola das Tricoteiras é a que está por perto agora, com o presépio de ponto cruz e um projeto de tricô dentro. (Se você quiser uma sacola dessas também, pode comprar aqui. Adoro essa bolsa!)

Reparou na almofada de patchwork? Foi o resultado da minha primeira aula dessa técnica! :)


No caminho para fotografar outros lugares com coisas perdidas, digo, guardadas, está meu projeto de cenário (é como essa caixa com vidro na frente se chama por aqui). Eu queria que ficasse parecendo um cantinho com vasos de flores. Deixei em cima da geladeira, e cada vez que passo por ela fico pensando no que fazer pra ela ficar mais legal... nem colei as flores nos vasinhos ainda, de tanta indecisão. A pátina eu mesma fiz, e no fundo tem um guardanapo de decoupage. Aceito ideias!


Minha área de serviço tem um pequeno quarto anexo, onde coloquei a antiga mesa do escritório, que agora serve de apoio para a cesta de roupas para passar (diversão para o fim de semana!) e a bolsa que fiz e usava para ir à aula de artesanato. Aquela bolsa é ótima! Lá dentro tem pincéis, tintas, e várias outras coisas. Há planos para todos, mas arte é algo que não pode ser forçado, entende? (HAHAHAHA quanta desculpa... mas sério, quero usar tudo que tenho - há muito dinheiro gasto, ops, investido ali).


Há um pequeno armário para vassouras e produtos de limpeza ao lado daquela mesa - e em cima, mais coisas de artesanato! Ai ai... à esquerda, guardanapos para decoupage (com motivos de Natal, inclusive!), uma caixa em que gastei MUITO tempo e produtos para craquelar, e cuja tampa ficou horrível - e em cima das caixas dos patins (só fiz uma aula com minha amiga S. há meses, e eles foram comprados há ANOS - também pretendo aprender e andar bastante com eles - acredite em mim!) ... onde eu estava? Ah, sim, lá em cima você vê uma bandeja que estou pintando aos poucos (tenho que esperar a tinta secar e não tenho muita paciência) e uma caixa que também estou pintando e queria usar para as coisas de costura. Ou bordado, agora que as coisas de costura ganharam uma casa. O que prova que os materiais de pintura estão mesmo sendo usados, como eu disse que queria fazer.


Quer mais provas? Olha os pincéis aí na água (ou o que sobrou dela). Estão em uso sim!

Muito bem, acho que depois de tudo isso você dificilmente vai voltar aqui, não é? Se é que alguém leu tudo isso até aqui... enfim, eu sou muito empolgada para começar projetos, mas às vezes é difícil terminá-los. Mas estou determinada a colocar em uso tudo que está por aqui!

Podem me cobrar! :)

---
Ah, sim... ontem eu esqueci de mostrar o novelo que comprei pra minha amiga! Ei-lo:

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bariloche

Eu esqueci completamente de mostrar umas coisas lindas que vi durante as férias!

Em agosto, passei uma semana em Bariloche, na Argentina. O lugar é maravilhoso, com muitas coisas pra ver e conhecer, e pela primeira vez eu vi neve! :) No Brasil é muito raro nevar, e apenas no extremo sul do país, longe de onde moro. Em Bariloche finalmente pude brincar com a neve, admirar enquanto ela caía e no dia seguinte, quando o mundo estava branco - e até a sujeira que ela deixa depois que derrete! Eu adoraria viver num lugar em que nevasse...

Mas o que eu queria mostrar são as lãs que encontrei por lá: a região tem muitas criações de ovelhas da raça merino, e por isso há muita lã fiada e tingida a mão. O problema é o preço... para fazer, por exemplo, uma blusa com aquela lã, eu teria que comprar vários novelos. Isso sem contar com o problema do espaço na bagagem. Por isso trouxe apenas fotos! Mas vejam que lindas:


Esse era o cantinho de uma loja que vendia coisas de turista mesmo - lembranças da cidade, camisetas - e que tinha esse tesouro escondido lá no fundo. As cores não são lindas?


Encontrei um novelo de Bariloche no meio - essa lã também é vendida por aqui, pela Aslan, e as meninas do grupo de tricô usaram bastante no inverno.


Esse é um detalhe da primeira foto: vários e vários novelos fiados à mão! Cada um com 1450 gramas, a 350 pesos (mais ou menos 88 dólares). Lembra o que eu disse sobre o preço? Mas eu valorizo o trabalho dos artesãos, e acho que é um preço justo. Só não cabe no meu orçamento de viagem! :)


As cores naturais são muito bonitas, e notei que eles usam folhas, cascas de árvore e cascas de cebola para tingir os fios.

Tive sorte (talvez meu marido não concorde...) e aconteceu uma feira de artesanato enquanto estávamos em Bariloche. A maioria dos produtos à venda eram prontos, e poucos artesãos estavam vendendo fios. Mas é lógico que encontrei alguns (você só precisa saber procurar, não é?) e comprei um novelo para minha querida amiga L. e um tipo de broche para xales. Talvez minha amiga ganhe os dois, ainda não conseguimos nos encontrar!

Acabei de tirar uma foto do novelo pra postar aqui no blog. E descobri que de 22 de agosto, quando voltei da viagem, até hoje, 7 de outubro, o broche para xales está perdido em algum lugar. Isso diz duas coisas sobre mim:

1. quando eu volto de viagens, ou passeios a feiras de artesanato/patchwork, ou qualquer coisa assim, simplesmente escondo as coisas que trouxe de mim mesma. Não importa quanto eu pense em blogar sobre elas. Sabe-se lá por quê.

2. preciso urgentemente organizar minhas coisas de artesanato. De novo. O que provavelmente significa que elas não vão caber de volta no lugar onde estão. Física não se aplica a materiais de artesanato, fato comprovado. Se eu tento organizar minhas coisas, elas simplesmente não cabem mais no lugar onde estavam!

Muito bem, acho que já tenho uma tarefa a mais para amanhã... torçam por mim!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

It's alive!!!

Muito bem, como eu disse antes, não ando escrevendo muito, mas os trabalhos continuam - devagar e sempre, certo?

Nas duas últimas semanas estou desenvolvendo um website como freelancer - ah, eu adoro fazer sites, ainda mais trabalhando de casa! E como acontece toda vez que aparece algo novo na minha rotina, está difícil colocar a diversão de fim de dia no lugar dela. Mas aos poucos eu me organizo.

Enquanto isso, vejam o que fiz enquanto não escrevia no blog!


Lembram-se do Drift Scarf? Pois é, já está grandinho... mais ou menos. Uns 40 cm, não é? O problema é que cada vez que faço o ponto que deixa o tricô tão bonito, o cachecol encurta. Então o trabalho não rende muito... mas acho que está ficando bonito e, ei, se não pode usar no inverno deste ano, sempre há o do próximo!

E por falar em próximo, já estamos quase no Natal de novo e meu presépio continua praticamente no mesmo ponto. Não vou nem comentar, é um trabalho digno de mitologia grega, e não me importo quando vai ficar pronto. Um dia fica.

 Já está inclusive maior do que nesta foto, porque faz dias e dias que comecei a escrever esse post. A palavra é: organização. Parece que nunca consigo me organizar!

Eu acho que comentei no post anterior que nesse tempo de ausência fiz uma capa para o novo laptop da casa (aqui no Brasil a gente diz "notebook" com muito mais frequência - os americanos com quem trabalhei sempre achavam isso muito estranho). Veja como é fechada:

Ela parece estar flutuando num fundo branco porque a foto ficou com muita luz... estava cinza, e na verdade é preta! Veja agora como fica aberta:

Ah, não ficou uma graça? Fechei com velcro, e tomei o cuidado de deixar o lado mais macio na aba, assim não risca o bichinho. Porque afinal, as coisas da Apple são lindas, mas estragam com uma facilidade...

Meu marido quer de qualquer jeito que eu borde a capa. Já escolheu até o motivo: um abacaxi. Porque tem um Apple dentro, entende? (olhos revirando...) Ainda não me empolguei pra fazer isso, especialmente porque não vai ser nada fácil bordar diretamente na capa, agora que ela está pronta. Tem uma camada de manta acrílica, e onde o laptop ficaria enquanto o bordado estivesse em andamento? Talvez eu borde em outro tecido e depois apenas faça uma aplicação. Ou talvez não faça nada. Particularmente, eu preferia ter feito cor de rosa, com lindos tecidos de patchwork... mas acho que meu marido não teria gostado tanto.

Pra terminar, quando resolvi tirar essas fotos o dia estava ensolarado (hoje está de novo, depois de dias-e-dias-e-dias de céu cinza), então vocês agora vão conhecer algumas de minhas plantinhas:

Estas são minhas mini-calanchoe (não sei se é assim que se escreve... e estou com preguiça de perguntar ao Google) (eu não me aguento, perguntei - e acertei!). Elas vieram com flores vermelhas, que ficaram adoráveis no vaso branco - mas nunca mais apareceram! :( Ainda tenho esperanças de que elas voltem um dia.

E aqui está meu vaso de violetas! Depois da primeira florada, demorou muito, muito tempo mesmo, pras flores aparecerem de novo. Valeu a pena, né?

Reparou no pano embaixo do vaso? Aquilo também fui eu que fiz! Conto a história num outro post, ok? ;-)