sábado, 2 de janeiro de 2010

Passo-a-passo: porta-livro

Hoje ensino vocês a fazer um porta-livro!



Cá entre nós, é tão fácil que quase não merecia um passo-a-passo. Quase. Como contei antes, eu fiz esse projetinho muito rápido, para embrulhar um livro que eu ia dar de presente. Porque nós não gostamos de coisas descartáveis, não é mesmo? De jeito nenhum! Então vamos fazer o embrulho:



Comece medindo o objeto em questão - no caso, um livro. Você só vai precisar colocar um pouco de margem, pois estamos fazendo um envelope que precisa ter um pouco de profundidade.

Lista de materiais:
  • Feltro com aproximadamente 3 vezes a altura do livro
  • Pedaços de feltro verde, se quiser decorar com folhas, como eu fiz
  • Enchimento de silicone, também para as folhas
  • Linha para bordar (eu usei verde para as bordas e marrom para as folhas)
Corte um retângulo com mais ou menos 3 vezes a altura do livro, e 2 cm a mais na largura. Caso o livro seja muito grosso, aumente a largura de acordo. Um jeito fácil de saber a medida é embrulhar o livro com o feltro, como se fosse usá-lo como papel de presente. Bastante intuitivo mesmo.

Acerte a altura da aba do envelope como preferir e... borde as bordas! Sim, simples assim! Eu usei o ponto caseado (ou ponto de casear), e preciso confessar que ele ficou melhor no final - eu não estava indo até o lado de fora para fechá-lo, e é justamente assim que ele fica mais bonito! Não sei se vocês vão conseguir entender o que estou dizendo, talvez nem seja possível ver esse detalhe (não faz mal, ninguém precisa reparar nos defeitinhos, certo?).




Para os detalhes das folhas, eu fiz o desenho num pedaço de papel, à mão livre, e depois coloquei sobre o feltro para recortar. Fiz o detalhe no centro com ponto atrás, e contornei as folhas no lugar com caseado de novo - deixando uma abertura para colocar o enchimento antes de terminar:



É isso! Rápido e simples, perfeito para substituir embalagens de presente, e com certeza causará um impacto maior em quem recebe, pois mostra o quanto você se importa!

Se você não sabe como fazer os pontos caseado e atrás, há muitas fontes disponíveis: vídeos no Needle'nThread e gráficos no glossário ilustrado da Méri - que ainda ajuda no caso de você precisar procurar os vídeos e outras fontes em inglês ou outro idioma. Recomendo os dois!

Você pode variar esta idéia básica de várias formas: usar outro tipo de tecido (mas o feltro tem a vantagem de não desfiar), fazer os detalhes com outras formas (flores, círculos, qualquer coisa), colocar algum tipo de fecho, como botões ou mesmo velcro, e, claro, embrulhar outras coisas além de livros.

Caso você tenha alguma dúvida, fique à vontade para colocar perguntas nos comentários ou enviar um email pra mim. Se usar esta idéia para fazer alguma coisa, não deixe de me mandar fotos!

Nenhum comentário: